10 Aves ameaçadas de extinção no Brasil
Conheça 10 aves ameaçadas de extinção no Brasil segundo o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Além disso, existem mais de 12 mil espécies de aves no mundo e cerca de 1.825 são encontradas no Brasil, muitas das quais estão em grande risco de extinção.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas aves ameaçadas de extinção no Brasil, veja a seguir:
Aves ameaçadas de extinção no Brasil
Codorna-mineira
A codorna-mineira (Nothura minor) é uma ave brasileira habitante do cerrado nos estados Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.
Além disso, ela também conhecida como buraqueira, pode medir até 20 cm de altura.
A codorna-mineira é uma das aves ameaçadas de extinção no Brasil e cada vez esta se tornando mais rara em algumas regiões.
Albatroz-de-bico-amarelo-do-atlântico
Albatroz-de-bico-amarelo-do-atlântico ( Thalassarche chlororhynchos) pode ser encontrada na América do Sul e na África e faz ninhos nas ilhas Tristão da Cunha e Gough, no meio do oceano Atlântico.
Esta ave possui uma faixa amarela característica em seu bico que a diferencia das demais espécies de albatroz.
Albatroz
Albatroz (Diomedea sanfordi) é uma das aves ameaçadas de extinção no Brasil com uma envergadura de aproximadamente 3 m, a ave se reproduz na Nova Zelândia e, no restante do ano, migra para o sul da América do Sul, incluindo o litoral do Rio Grande do Sul.
Freira-da-madeira
A freira-da-madeira ( Pterodroma madeira) é uma das mais raras aves do mundo, é da Ilha da Madeira, em Portugal, onde se reproduz.
A freira-da-madeira passam grande parte do tempo no Brasil, para onde migram fora do período de reprodução, principalmente para Fernando de Noronha (PE).
Rabo-de-palha-de-bico-vermelho
O rabo-de-palha-de-bico-vermelho ( Phaethon aethereus) é uma das aves ameaçadas de extinção no Brasil esta espécie cria seus ninhos nos arquipélagos de Fernando de Noronha, no Nordeste do Brasil, e Abrolhos, nas ilhas de Cabo Verde.
E fora dos períodos de reprodução, o rabo-de-palha-de-bico-vermelho pode ser encontrada em todo o litoral brasileiro, exceto na região Sul do país.
Atobá-de-patas-vermelhas
A atobá-de-patas-vermelhas ( Sula sula) ocorre em ilhas do Caribe e na costa brasileira.
E uma ave ameaçada de extinção no Brasil dentre as causas para o declínio de sua população, estão a perda de habitat, predação por espécies invasoras e caça excessiva para consumo de carne.
Gavião-gato-do-nordeste
O gavião-gato-do-nordeste (Leptodon forbesi) também conhecida como gavião-de-pescoço-branco, a ave é endêmica da região Nordeste do Brasil, sendo encontrada apenas nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Águia-cinzenta
A águia-cinzenta (Buteogallus coronatus) é uma ave ameaçada de extinção no Brasil essa é uma das principais aves de rapina presentes na fauna sul-americana.
Além disso, um indivíduo da espécie pode chegar a medir cerca de 85 cm de comprimento, ter envergadura de 1,80 m e pesar cerca de 3 kg.
Rabo-branco-do-bico-grande
O rabo-branco-do-bico-grande ( Phaethornis) é uma espécie de ave endêmica da América do Sul da família dos troquilídeos (beija-flores).
Esta espécie se caracteriza pelas penas brancas compridas na cauda.
No Brasil, o rabo-branco-do-bico-grande esta sendo ameaçado de extinção.
Beija-flor-de-costas-violeta
O Beija-flor-de-costas-violeta ( Thalurania watertonii) é uma espécie de ave endêmica da Mata Atlântica nordestina.
Esta espécie está ameaçada devido à perda de habitat e a sua população é severamente fragmentada, com o número total estimado de menos de 2.500 indivíduos e cada subpopulação contendo menos de 250 aves.