10 Espécies de tiriba mais conhecidos no Brasil
Conheça quais são as espécies de tiriba e como diferenciar cada espécie, as tiribas são aves da ordem Psittaciformes e da família Psittacidae, já tendo sido classificadas 23 espécies de tiriba, ou tiriva.
Além disso, essas aves são exclusivas da América do Sul, onde habitam zonas florestais, na cidade, vivem apenas em grandes áreas verdes e de Mata Atlântica, mesmo que alterada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de tiriba e como diferenciar cada uma.
Características gerais da tiriba
As tiriba são aves psitacídeos de médio porte, cerca de 22 a 30 centímetro de comprimento, e possuem asas pontiagudas, e suas caudas são muito longas e finas.
A pele ao redor dos olhos é branca e sem penas, a plumagem é muito colorida e predominantemente verde.
Na maioria das espécies, o peito tem aspecto escamoso, causado por penas com bordas de cor contrastante.
São aves muito sociáveis, vivem em ruidosos bandos de até dez membros e quase nunca saem da mata.
Eles são barulhentos quando voam, mas silenciosos quando pousam, tornando-os difíceis de localizar enquanto se alimentam nas copas das árvores.
Às vezes, sua presença só é notada pelos detritos que deixam cair durante a alimentação, ao se assustar, o rebanho foge em um grito intenso.
Espécies de tiriba
Tiriba de testa vermelha
A tiriba de testa vermelha (Pyrrhura frontalis) é uma ave florestal que mede entre 24 e 28 centímetros de comprimento e pesa entre 72 e 94 gramas.
É verde, inclusive nas bochechas, com a zona auricular pardacenta.Além disso, a fronte, abdômen e face inferior da cauda de cor vermelha, região perioftálmica branca, assim como a cara.
Contudo, ele não possui diferenças externas aparentes entre machos e fêmeas.
Além disso, esta espécie de tiriba que habita regiões florestais, geralmente em bandos e sofre com a perda de habitat.
E pode ser encontrada no estado brasileiro da Bahia ao estado do Rio Grande do Sul, bem como no Uruguai, Paraguai e Argentina.
Tiriba-pérola
A tiriba-pérola ( Pyrrhura lepida) é uma ave que mede 24 centímetros de comprimento e pesa entre 80 e 102 gramas.
Além disso, a espécie foi separada recentemente da tiriba-de-barriga-vermelha, o adulto tem o manto verde e a coroa é de coloração cinza amarronzado escuro, a face é verde com uma mancha azul e apresenta a região auricular de coloração cinza claro.
Os olhos são marrom escuro e apresentam anel orbital branco distinto, o bico em forma de gancho característico das aves deste gênero é cinza escuro.
O Peito superior e garganta apresentam aparência escamada mas nunca na quantidade encontrada na tiriba-do-xingu, fundindo-se com azul em direção ao ventre.
Além disso, esta espécie de tiriba é endêmico do centro e norte do Maranhão, este pequeno periquito é praticamente desconhecido em campo.
A tiriba-pérola encontrado nas florestas úmidas e suas bordas e em florestas secundárias antigas, onde geralmente é vista voando na subcopa em grupos barulhentos ou comento silenciosamente em árvores com frutos.
Tiriba-do-madeira
A tiriba-do-madeira (Pyrrhura pallescens) é uma ave que mede cerca de 22 centímetros de comprimento, eles têm uma parte superior do peito creme com hastes de penas marrons.
Além disso, a parte inferior do peito é amarela com hastes de penas verdes, e o bico da tiriba-do-madeira é marrom e cinza e eles também têm um anel amarelo no olho, a plumagem de um juvenil é desconhecida.
Além disso, esta espécie de tiriba é encontrada no Brasil e na Bolívia e na bacia amazônica oriental e central ao sul do rio Amazonas e pode ser encontrado em florestas de várzea.
Tiriba-grande
O Tiriba-grande ( Pyrrhura cruentata) é bastante distinto e globalmente ameaçado, é encontrado nas florestas úmidas e bordas, geralmente em grupos.
Além disso, esta espécie de tiriba possui a cauda longa, é predominantemente verde, com a coroa e bochechas castanho-avermelhada, orelhas amarelas, peito azul, barriga e sob a cauda vermelhos.
O Tiriba-grande é uma ave que mede 30 cm de comprimento, é a maior espécie do gênero Pyrrhura.
Esta é uma espécie que pode ser sintópico com a tiriba-de-testa-vermelha e a tiriba-de-orelha-branca, da qual se distingue pelo tom mais claro das auriculares e pelo píleo marrom escuro.
Tiriba-fogo
Tiriba-fogo (Pyrrhura devillei) é uma espécie que mede entre 25 e 28 centímetros de comprimento, a frente com fina linha vermelha, cabeça e pescoço castanhos, gola cinzenta, ombros vermelhos.
Em voo, nota-se a axila vermelha com uma linha amarela na ponta, a parte vermelha no ventre, a cauda vermelha opaca, ele costumava ser considerada uma subespécie do tiriba-de-testa-vermelha.
Esta espécie de tiriba não está classificada em nenhuma categoria de ameaça, embora nos anos 1980 tenha sido submetida a uma forte pressão da caça.
Tiriba-de-barriga-vermelha
A Tiriba-de-barriga-vermelha (Pyrrhura perlata) pode ser encontrada na Bolívia e Brasil e os seus habitats naturais são as florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
A Tiriba-de-barriga-vermelha é uma ave que mede cerca de 25 centímetros de comprimento e pesa entre 80 e 102 gramas.
Além disso, esta espécie de tiriba é principalmente verde nas costas e ombros, asas com extremidades azuis, vermelho na curvatura da asa, axilas vermelhas brilhantes igual ao abdome (mais visíveis em voo), vermelho opaco no rabo e manchas azuis no baixo abdome.
Por outro lado as bochechas, fronte e calções são azuis, os jovens possuem o abdome com pequenas manchas vermelhas, e o azul das asas reduzido.
Tiriba-de-cara-suja
A tiriba-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) é uma espécie de papagaio vive em matas secas que ocorre na Bolívia, Paraguai, Argentina e em parte do Centro-Oeste do Brasil.
A tiriba-de-cara-suja medi cerca de 27 cm de comprimento, com o alto da cabeça pardo e cauda com parte superior vermelha.
Os sexos são iguais e os adultos da subespécie nominal P. m. molinae são marrons opacos da testa à nuca e têm bochechas verdes, protetores de orelha monótonos e um anel branco cremoso de pele nua ao redor dos olhos.
Tiriba-de-testa-azul
A tiriba-de-testa-azul (Pyrrhura picta) mede cerca de 23,5 cm de comprimento e pesa entre 60 e 80 gramas, e apresenta fronte azul, nódoa auricular esbranquiçada, região da face ao redor dos olhos na cor vinho, penas do peito com a parte central enegrecida, mancha marrom avermelhada escura na região ventral, cauda avermelhada no lado inferior, asas verdes com primárias azuis.
Esta espécie de tiriba ocorre das Guianas e Colômbia ao norte dos estados brasileiros do Mato Grosso e Tocantins, bem como no estado do Maranhão.
Encontrado em florestas, bordas e cerrado, geralmente visto em grupos voando rápidos, mas procure por eles se alimentando em árvores frutificando.
Tiriba-de-cabeça-vermelha
A tiriba-de-cabeça-vermelha (Pyrrhura roseifrons) tem entre 21 e 23 centímetros de comprimento, a testa, as flores e a coroa têm uma cor rosa característica.
Às vezes, forma-se uma crista vermelha, estendendo-se até a região pós-ocular, onde a cor vermelha se intensifica.
Na asa, as primárias são azuis com pontas pretas, penas vermelhas ou laranjas espalhadas às vezes podem ser encontradas no encontro das asas.
Os filhotes imaturos têm uma coroa verde-azulada com penas vermelhas esparsas, e coberteiras primárias com base azulada e coberteiras da cauda esverdeadas.
Tiriba-de-cauda-roxa
A tiriba-de-cauda-roxa ( Pyrrhura egregia) mede cerca de 25 centímetros de comprimento, possui a matiz vermelho sobre amarelo no ombro, axila principalmente laranja, coroa marrom e mancha marrom-avermelhada na região auricular atrás do olho.
Além disso, esta espécie de tiriba apresenta largo anel periocular branco, escamado muito fino no peito e lateral do pescoço, rêmiges primárias azuis, cauda por cima vermelho e por baixo marrom.