Aves

14 Tipos de pinguim: características, reprodução, curiosidades e alimentação

Por Alan Costa, em 09/09/2022
tipos de pinguim

Existem mais de 14 tipos de pinguim em todo o mundo, porém abordemos os pinguins mais conhecidos no Brasil, essa ave marinha pertence a família Spheniscidae e vive principalmente na Antártida e algumas espécies nas regiões das Ilhas Malvinas e Galápagos.

tipos de pinguim
tipos de pinguim

Hoje no blog dos pássaros abordaremos os principais tipos de pinguim e as suas características físicas para diferenciar cada espécie.

Além disso, os pinguins desempenham uma função muito importante no ecossistema em que vivem.

Isso porque eles fazem parte de uma teia alimentar ajudando no controle de diferentes espécies e servindo de alimento para outros animais.

Características físicas dos pinguins

Os pinguins possuem características físicas bastantes marcantes, e o seu jeito próprio de andar e as asas curtas se destacam.

Além disso, essas aves possuem as asas curtas, que são resultado de um processo de transformação para sobrevivência na vida aquática.

Os pinguins não servem para voos no ar, porém são muito importantes na natação, as asas são utilizadas como nadadeiras e as patas possuem membranas que auxiliam na natação.

Os corpos dos pinguins têm uma espessa camada de gordura que atua como isolante térmico e ajuda a controlar a temperatura corporal.

Os pinguins possuem penas com uma secreção de óleos que agem como uma impregnação contra as baixas temperaturas dos locais onde vivem.

As cores preto e branco ajudam na camuflagem usada para driblar os predadores, as costas pretas desaparecem quando nadam profundamente quando vistas de cima, o peito branco é confundido com a luz da superfície vista de baixo.

Tipos de pinguim

Pinguim-imperador

Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)
Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri)

O pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é o mais alto e pesado dentre os tipos de pinguim de sua espécie.

Além disso, a sua altura pode ultrapassar 1,2 m e pesar até 45 quilos, e o seu dorso e cabeça são pretas, seu peito na cor branca e levemente amarelado próximo à cabeça e o bico laranja.

pinguim-imperador apresenta uma linha bem definida na divisão das cores, já o seu habitat natural são as águas geladas da Antártida.

Contudo, o  pinguim-imperador  suporta temperaturas inferiores a 50º negativos.

Com relação a alimentação do  pinguim-imperador é baseada em animais marinhos, especialmente peixes e crustáceos, e devido a camada de gordura que apresenta, pode suportar mais de 100 dias de jejum.

Pinguim-rei

pinguim-rei (aptenodytes patagonicus)
pinguim-rei (aptenodytes patagonicus)

O pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus) é o segundo maior pinguim dentre os tipos de pinguim conhecidas, ele pode medir em média 90 cm e pesar até 17 quilos.

Além disso, o seu dorso é predominantemente na cor cinza, sua cabeça é preta, orelhas e bico na cor laranja e peito nas cores amarela e branca.

pinguim-rei vive principalmente na zona da Antártida e em ilhas subantárticas, e também podem ser encontrados no sul da Austrália e na Nova Zelândia.

Os pinguins-rei são aves que alimentam principalmente de animais marinhos de pequeno porte, eles utilizam seu bico robusto e comprido para comer crustáceos e moluscos presos às pedras.

Pinguim-real 

pinguim-real (eudyptes schlegeli)
pinguim-real (eudyptes schlegeli)

O pinguim-real (Eudyptes schlegeli) é outro tipo de pinguim que vive nas águas da Antártida, e a sua altura é em média 70 cm e pesam aproximadamente 6 quilos.

Este pinguim possui o dorso preto e o peito branco e a sua face é branca, os bicos são mais curtos e na cor laranja, diferente de outros pinguins, apresentam penas laranja e amarela na cabeça.

pinguim-real  passa a maior parte de seu tempo na água em busca de alimento e o período de procriação dessa espécie acontece somente na ilha Macquarie.

Pinguim-das-galápagos

pinguim-das-galapagos (spheniscus mendiculus)
pinguim-das-galapagos (spheniscus mendiculus)

O pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus) é a única espécie que vive junto à linha do Equador, fazendo deste o único pinguim a ser encontrado na hemisfério norte.

Esta espécie de pinguim é de porte menor, e apresenta aproximadamente 50 cm e pesam cerca de 2 quilos.

pinguim-das-galápagos tem o corpo, cabeça e bico são pretos e somente seu peito é na cor branca.

Além disso, a alimentação do pinguim-das-galápagos é basicamente de peixes pequenos e a sua natação é muito ágil, contribuindo na caça de alimento.

Contudo, este é um pinguim ameaçado de extinção, sendo classificados como em perigo, visto que apresentam uma população com menos de 2 mil indivíduos.

Pinguim-de-adélia

pinguim-de-adelia ( pygoscelis adeliae)
pinguim-de-adelia ( pygoscelis adeliae)

O pinguim-de-adélia ( Pygoscelis adeliae) é um tipo de pinguim que tem o tamanho de 75 centímetros e peso 4 quilos ele habita na Antártida

Além disso, esta é uma das espécies de pinguim que estimativa mais animais no planeta.

pinguim-de-adélia  conta com um anel esbranquiçado ao redor dos seus olhos e faz acrobacias quando está saindo da água e retornando a terra.

Pinguim-gentoo

pinguim-gentoo (pygoscelis papua)
pinguim-gentoo (pygoscelis papua)

O pinguim-gentoo ( Pygoscelis papua) é a ave mais rápida do planeta debaixo de água, alcançando os 36 km/h, que habita na ilhas Malvinas.

Esse tipo de pinguim conta com 650 mil componentes e ainda é famosa por ser a ave que tem a capacidade de nadar acima dos 35 quilômetros por hora.

A origem do seu nome é incerta, mas pensa-se que tenha sido usado pelos portugueses e ingleses no século XVIII para referir vários grupos étnicos, provavelmente como um termo pejorativo para os hindus.

Especulou-se que sua mancha branca na cabeça pode ter parecido um turbante.

Os pinguins são animais muito conhecidos e também muito amados por todas as pessoas.

Pinguim-de-magalhães

pinguim-de-magalhaes (spheniscus magellanicus)
pinguim-de-magalhaes (spheniscus magellanicus)

O pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) é encontrado nas águas temperadas, este animal éclassificados no gênero Spheniscus juntamente com o pinguim-das-galápagos e o pinguim-de-humboldt.

pinguim-de-magalhães é uma espécie de ave marinha classificada como Quase Ameaçada (IUCN, 2010).

No entanto, assim como os outros pinguins, esse animal possui um corpo adaptado para ser eficiente na natação.

Entretanto, ele é capaz de mergulhar para encontrar comida ou nadar quilômetros para encontrar um cardume de peixes para se banquetear.

Pinguim-azul

pinguim-azul (eudyptula minor)
pinguim-azul (eudyptula minor)

O pinguim-azul (Eudyptula minor) também é conhecido como pinguim-fada é o menor pinguim do mundo, esta ave não voa e tem uma altura média de 30 cm e um peso de 1,1 a 1,2 kg.

Além disso, com menos de 40 cm, o pinguim-azul é visto como o menorzinho da família e foi nomeado em função da cor azul de suas penas.

No período diurno, o pinguim-azul devora peixes de pequeno porte e lulas, e já no período noturno, ele volta a terra para descansar.

Este tipo de pinguim é encontrada nas costas Sul da Austrália e Tasmânia, Nova Zelândia e Ilhas Chatham.

Pinguim macaroni

pinguim macaroni (eudyptes chrysolophus)
pinguim macaroni (eudyptes chrysolophus)

O pinguim macaroni (Eudyptes chrysolophus) é um tipo de pinguim grande, encontrada na Península Subantártica e Antártica.

Além disso, o pinguim macaroni é conhecido também como pinguim-de-testa-amarela é uma das seis espécies de pinguim do género Eudyptes.

pinguim macaroni  é um parente muito próximo do pinguim-real, considerado por alguns cientistas como sendo a mesma espécie, ele habita a região subantártica, desde o sul das ilhas Shetland do Sul às ilhas Kerguelen.

Pinguim de barbicha

pinguim de barbicha (pygoscelis antarcticus)
pinguim de barbicha (pygoscelis antarcticus)

O pinguim de barbicha (Pygoscelis antarcticus) é conhecido também como pinguim-de-face-manchada.

Este pinguim é uma tipo de pinguim que pode ser encontrada na Antártida e ilhas adjacentes, e a maior colónia conhecida fica na ilha de Zavadovski, no oceano glacial antártico.

Pinguim-africano 

pinguim-africano (apheniscus demersus)
pinguim-africano (apheniscus demersus)

O pinguim africano (Spheniscus demersus) é um tipo de pinguim conhecido como pinguim-do-cabo, soliticário ou mangote é a única espécie africana de pinguim.

Além disso,  atualmente considerada ameaçada de extinção (vulnerável), dentre outros motivos pelos derramamentos de óleo na costa africana.

pinguim africano vivem na costa sudoeste de África, contando com cerca de 60 centímetros de comprimento, e pesando entre 2,4 e 3,6 kg, um pouco mais leves que os pinguins-de-humboldt.

Têm uma faixa negra em volta da barriga branca e uma mancha preta no queixo e rosto separando da coroa por uma ampla faixa branca.

Com relação os machos tendem a ser um pouco maiores que as fêmeas, e os filhotes têm uma coloração azul-cinzento.

pinguim africano têm manchas rosadas acima dos olhos, e alguns pontos negros aleatórios no tórax e na barriga.

Pinguim-saltador-da-rocha

pinguim-saltador-da-rocha ( eudyptes chrysocome)
pinguim-saltador-da-rocha ( eudyptes chrysocome)

O Pinguim-saltador-da-rocha ( Eudyptes chrysocome) o  tipo de pinguim próxima do pinguim-macaroni. também conhecido como pinguim-de-penacho-amarelo

Esta espécie de ave mede até cerca de 55 centímetros e caracteriza-se por plumagem branca e preta e sobrancelhas de cor amarela que terminam em longas penas da mesma cor.

Pinguim-saltador-da-rocha  procria em colónias nas Ilhas Malvinas , Tristão da Cunha, Kelgueren e Macquarie, entre outras, preferindo as escarpas rochosas.

Ele também se alimenta de krill, lulas, peixes e crustáceos diversos.

Pinguim-de-olho-amarelo 

pinguim-de-olho-amarelo (megadyptes antipodes)
pinguim-de-olho-amarelo (megadyptes antipodes)

O pinguim-de-olho-amarelo (Megadyptes antipodes) é um tipo de pinguim encontrada no sul da Nova Zelândia, esta é uma espécie de ave que está presente na nota de cinco dólares neozelandeses.

O pinguim-de-olho-amarelo é bastante grande, com média de 75 cm de comprimento e pesando cerca de 6,3 kg.

Além disso, o peso varia ao longo do ano, sendo maior (7 a 8 kg) pouco antes de muda e menor (5 a 6 kg) após a muda.

O pinguim-de-olho-amarelo  tem a cabeça amarelo-pálida listrada de negro, com uma faixa amarela em torno da cabeça, partindo dos olhos e a íris é amarelada.

Pinguim-de-fiordland

pinguim-de-fiordland (eudyptes pachyrhynchus)
pinguim-de-fiordland (eudyptes pachyrhynchus)

O pinguim de fiordland (Eudyptes pachyrhynchus) é um pinguim da Nova Zelândia que pode ser encontrado na costa da Fiordland, ele é de tamanho médio, podendo chegar a até 60 cm de altura e a pesar 3,7 kg e destaca-se por sua crista amarelada, semelhante ao pinguim-macaroni.

Além disso, os seus ninhos normalmente são feitos em colônias em densas florestas temperadas, eles se alimentam basicamente de peixes, polvos, lulas e krills.

Curiosidades dos pinguins

  • Os pinguins ajudam a detectar as mudanças climáticas e a qualidade do ambiente local, principalmente em relação à temperatura da água.
  • A vida média de um pinguim é de 30 anos.
  • A muda ocorre duas vezes por ano e, durante essa muda, os pinguins não entram na água.

Reprodução dos pinguins

Os pinguins são leais a seus pares na maioria das espécies, na época de reprodução, o mesmo casal é encontrado junto em qualquer época do ano.

O encontro é marcado pela dança nupcial, que representa a união do casal, o macho oferece pedras para construir o ninho e, com o consentimento das fêmeas, ocorre a cópula.

Os pinguins são animais que põem ovos, a eclosão dos ovos leva em média de 5 a 6 semanas.

Durante a postura, machos e fêmeas alternadamente procuram comida para que o ovo não fique sozinho e se torne um alvo de predadores.

A época de reprodução ocorre em colônias de reprodução que formam grupos de milhares de pinguins.

Sair da versão mobile