3 Espécies de gaio: características, inteligência , informações e muito mais
Conheça as espécies de gaio e saiba como diferenciar cada espécie, os gaios é um nome comum para vários pássaros de tamanho pequeno, geralmente coloridos e barulhentos.
Estas aves são passeriformes da família Corvidae, parente próximos dos corvos, percas e pegas.
Além disso, os gaios recolhem e armazenam bolotas num raio de 5 km, e um único gaio pode esconder 3 a 5 mil bolotas num só inverno.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores espécies de gaio e suas caracteristicas.
Contudo, estas aves vivem geralmente em matas de folha caduca, de coníferas e mistas ou bosques pouco desenvolvidos, mas podem inclusive viver em parques e jardins de pequenas e grandes cidades, eles gostam muito de habitar dentro de casas e de carros.
Inteligência dos gaios
Os gaios são considerados um dos pássaros mais inteligentes do Mundo, eles também podem ser facilmente domesticados e que podem integrar no seu dia a dia hábitos muito curiosos e interessantes.
Com relação ao seu canto é muito peculiar e ao mesmo tempo bastante parecido com o da pega-rabuda, um pássaro também da familia Corvidae.
Espécies de gaio
Gaio-comum
O gaio-comum (Garrulus glandarius) é uma ave florestal com cauda longa, asas arredondadas e plumagem muito característica, tem um comprimento de 33 a 36 cm (envergadura de 54 a 58 cm) e um peso de 140 a 190 g.
Tem uma coroa manchada de preto e branco, bigode preto e costas e barriga marrom-rosadas.
As asas e a cauda são pretas, a garupa e a parte inferior das asas são brancas, ambas claramente visíveis em vôo.
O gaio-comum possui uma mancha azul iridescente com finas listras pretas e brancas nos grandes conveses principais, muito marcantes.
Gaio-siberiano
O gaio-siberiano (Perisoreus infaustus) é uma espécie de gaio que habita principalmente as florestas coníferas no norte da Eurásia.
O gaio-siberiano é o menor dos corvídeos paleárticos, pesando entre 75 e 90 gramas e medindo em média 30 cm de comprimento.
A plumagem do adulto é marrom-acinzentada, sendo a parte superior da cabeça marrom-escura e a inferior clara, além do peitoral ainda mais claro, a garupa é amarelada e o pescoço acinzentado.
Existem padrões listrados em suas penas externas e seus pés são pretos, sua aparência é muito imperceptível para camuflar os predadores que habitam seu habitat.
Gaio-azul
O gaio-azul ( Cyanocitta cristata ) é uma espécie de gaio que se originam na América do Norte.
O gaio-azul é uma ave que pertence a diferentes tipos de habitat, e pode viver em grandes florestas que possuem diferentes espécies de carvalho e faia, para serem vistas em parques da cidade e jardins de casas.
Esta ave é geralmente mantida nas diferentes áreas onde são distribuídas, considerando uma das aves migratórias que se movem apenas de dia para o sul no inverno.
A ave tem sido amplamente distribuída no sul do Canadá através do centro e leste da América do Norte no sul da Flórida e nordeste do Texas e Colorado, embora também haja aves em áreas de Tamaulipas no México como o Reserva da Biosfera do Céu.