Aves

3 Tipos de casuar: características, alimentação, informações e muito mais

Por Alan Costa, em 02/02/2023
tipos de casuar

Conheça quais são os três tipos de casuar e como diferenciar cada espécie, estas espécies são aves de ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes.

São aves curiosas que costumam imitar os movimentos humanos após observá-los de perto, embora não sejam muito amigáveis ​​ou domesticáveis.

tipos de casuar
tipos de casuar

As três espécies existentes de casuar pertencem à família Casuariidae e, junto com o avestruz, a ema, a avestruz da Somália e a ema, são as maiores aves existentes atualmente.

O habitat preferido dos casuares são as áreas de floresta tropical onde um grande número de árvores está disponível para produzir os frutos dos quais se alimentam

Nesse ambiente, o casuar desempenha o importante papel ecológico de dispersar as sementes das árvores. O casuar é uma figura importante na mitologia nativa da Oceania e geralmente representa uma figura materna.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de casuar.

Tipos de casuar

Casuar-anão

casuar-anao ( casuarius bennetti )
casuar-anao ( casuarius bennetti )

O casuar-anão ( Casuarius bennetti )  é uma ave grande, porém pequena se comparada com as outras duas tipos de casuar.

Além disso, o  casuar-anão tem um comprimento de 99 a 150 cm, pesando de 17,6 a 27 kg, é uma ave que não voa, com plumagem preta dura e rígida, um casco triangular baixo, pele azul no pescoço.

Os pés são grandes e poderosos, com garras semelhantes a adagas no dedo interno. Ambos os sexos são muito semelhantes, no entanto, as fêmeas têm cascos mais longos, cor de pele mais clara e são maiores.

Casuar-do-sul

casuar-do-sul ( Casuarius casuarius)
casuar-do-sul ( Casuarius casuarius)

O casuar-do-sul ( Casuarius casuarius) é uma ave não-voadora da família Casuariidae conhecido também como casuar-de-capacete.

Além disso, o casuar-do-sul é uma ave de grande porte sem capacidade de voo, como avestruzes ou emas, e alguns consideram-na a ave mais perigosa do mundo, devido aos potentes pontapés que podem dar quando se sentem ameaçadas.

Vale lembrar que esta ave é selvagem, tímidas e difíceis de ver em liberdade, ainda que isto tenha mudado devido à ação humana sobre a selva.

O casuar-do-sul possui uma plumagem dura e rígida, um elmo castanho, rosto e pescoço azul, nuca vermelha e duas varas vermelhas penduradas em sua garganta.

Além disso, nos pés tem três dedos são grossos e poderosos, equipados com um punhal, com uma garra letal de até 12 cm no dedo do pé interior.

Casuar do norte

casuar do norte (Casuarius unappendiculatus)
casuar do norte (Casuarius unappendiculatus)

O casuar do norte (Casuarius unappendiculatus) é uma ave paleognata da família dos casuariídeos conhecida também como casuar-unicarunculado.

Além disso, este ave é endêmica do norte da Nova Guiné e não possui subespécies conhecidas.

O casuar do norte é uma enorme ave que não voa da floresta tropical de várzea, esta espécie possui plumagem desgrenhada e preta, cabeça azul e vermelho vivo ou amarelo ao redor da base do pescoço.

Além disso, esta ave tem um grande casco achatado na parte de trás e uma única barbela na garganta. O casuar do norte muito tímida e pouco conhecida que, como outros casuares, forrageia no chão da floresta, principalmente em busca de frutos caídos.

Semelhante ao casuar do sul, mas do norte, tem uma barbela simples em vez de dupla, casco de formato diferente e geralmente vermelho ou amarelo em toda a base da garganta.

Alimentação dos casuares

Os casuares são aves frugívoro, porém também podem se alimentar de insetos, pequenos vertebrados e fungos.

Sair da versão mobile