4 Espécies de canário que vivem no Brasil
Conheça quais são as espécies de canário que vivem no Brasil e quais são as suas características físicas para diferencia-las.
Ao todo existem cerca de 43 espécies de canários espalhadas no mundo todo, porém hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de canário que vivem no Brasil.
Além disso, os canários são pássaros de companhia mais populares em todo o mundo. Este sucesso deve-se não só à sua beleza e canto alegre, mas também ao fator de cuidar dos canários ser relativamente fácil e económico.
Embora seja verdade que manter a higiene ideal, fornecer a medicina preventiva adequada e prevenir as doenças comuns dos canários, além de dedicar algum tempo ao voo e ao treinamento em casa, exige muita dedicação.
Espécies de canário que vivem no Brasil
Canário-da-terra
O canário da terra (Sicalis flaveola L.) possui a plumagem amarelo-vivo com mancha alaranjada na cabeça, canto forte e melodioso, ele é bem conhecido no país.
Além disso, canário da terra é encontrada em quase todo o Brasil, sendo mais escassa na região amazônica.
A espécie que deu à seleção brasileira o apelido de Seleção Canarinho já foi vítima do comércio de animais de estimação e estava na Lista de Espécies Ameaçadas de Minas Gerais.
Quem pensa que o pássaro é o único representante da equipe das Canárias está enganado. Com a mesma voz aguda e plumagem menos conspícua nas fêmeas, o canário menor, o canário-do-amazonas e tipio completam o grupo.
Canto do canário da terra
Canário-rasteiro
O canário-rasteiro (Sicalis citrina) é uma espécie de canário que vivem no Brasil encontrado na Argentina, Colômbia e Venezuela, o canário-rasteiro também ocorre em terras brasileiras como no Mato Grosso, sul do Pará, Goiás, Piauí, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Além disso, a plumagem chama atenção pelo tom amarelo-limão da cabeça, peito amarelado e ventre amarelo-brilhante, cores que contrastam com as asas e cauda marrom-escuro.
Ao cantar, o canário emite trinados melódicos durante o voo, a música só termina quando aterrissa em postes no pasto ou em troncos de árvores.
Durante a época de reprodução, o canário-rasteiro constrói ninhos em forma de cesto aberto com folhas largas, a entidade obtém de dois a três ovos de turquesa manchada de azul, que são incubados por 12 dias.
Canto do canário-rasteiro
Canário-do-amazonas
O canário-do-amazonas (Sicalis columbiana) possui a plumagem amarela e pode até confundir os observadores, já que se assemelha ao canário-da-terra.
Esta é uma espécie de canário que vivem no Brasil encontrada em campos, campinas e cerrados, é menor do que o famoso canarinho.
O canário-do-amazonas é granívora, se alimenta de sementes e, no período reprodutivo, cuida de três ou quatro ovos por ninhada.
Ele pode ser encontrado no Amazonas, mas também pode ser observada no Pará, Goiás, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais.
Canto do canário-do-amazonas
Tipio
O tipio (Sicalis luteola) é um dos quatro representantes de canário do Brasil, conhecido também como canário-da-horta e canário-pirrita em algumas regiões,
Além disso, a ave se distingue das demais espécies graças à plumagem não possui o píleo amarelo e apresenta um desenho diferente no loro e ao redor dos olhos.
Como outros canários, a fêmea é semelhante ao macho, mas com plumagem discreta. Com uma voz fina e melodiosa, ela varia os tons do agudo ao grave e canta preferencialmente durante o voo.
Durante a época de reprodução, o tipio nidifica em grupos, cuidando de até quatro ninhadas por temporada.
Encontrado em pastagens e áreas urbanas, caminha pelo solo em bandos, juntando-se a grupos de centenas de indivíduos à medida que migra.
No Brasil, a ave é encontrada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.
Canto do tipio