4 Tipos de aves que estão extintas no nordeste
Conheça quais são as aves que estão extintas no nordeste e a principal causa da extinção dessas aves é a destruição de seu habitat.
A fauna brasileira aos poucos vai sendo prejudicada cada vez mais pelo desmatamento. Três aves da Mata Atlântica no nordeste foram recentemente consideradas extintas.
A pesquisa foi criada a partir de pesquisas de especialistas brasileiros e estrangeiros que resultaram no estudo Situação Global das Aves Silvestres Ameaçadas no Nordeste do Brasil.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as aves que estão extintas no nordeste.
Tipos de aves que estão extintas no nordeste
Caburé-de-pernambuco
O caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum) é uma ave que está extinta no nordeste era uma pequena coruja que se alimentava de insetos, com cerca de 15 centímetros de altura, que vivia no estado de Pernambuco.
Ele habitava em florestas de baixada, foi encontrada no dossel alto de uma floresta úmida, em altitudes que variam do nível do mar até 150 m, florestas estas infelizmente muito devastadas e fragmentadas.
Causas da extinção:
As causas da extinção do caburé-de-pernambuco foram a caça e o desaparecimento de seu habitat pela extração ilegal de madeira.
Gritador-do-nordeste
O gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) é uma ave que está extinta no nordeste era uma espécie de ave da família Furnariidae.
O gritador-do-nordeste foi extinto no ano de 2018, ele era endêmica do Brasil, podia ser encontrada nos estados de Alagoas e Pernambuco.
Além disso, ele foi descrito em 2014, e seus descritores recomendaram que a ave fosse classificada como em perigo crítico.
Causas da extinção:
O gritador-do-nordeste foi extinto por causa de destruição de seu habitat natural pelo agronegócio.
Limpa-folha-do-nordeste
O limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi) era uma espécie de ave da família Furnariidae, endêmica do Brasil, onde podia ser encontrada nos estados de Alagoas e Pernambuco.
Além disso, o limpa-folha-do-nordeste era um pássaro que media 18 centímetros e apresentava uma plumagem bem mais modesta do que o limpa-folha-coroado, com uma coloração vermelho-tijolo-escura.
Causas da extinção:
O limpa-folha-do-nordeste foi declarada extinta em 2018 a principal causa da extinção é a destruição de seu habitat ou seja, essas aves foram vítimas de nosso descaso.
Peito-vermelho-grande
O peito-vermelho-grande (Leistes defilippii) era uma espécie de ave da ordem dos Passeriformes da família Icteridae, que se encontra em extinção no território brasileiro.
Causas da extinção:
As causas da extinção do peito-vermelho-grande estão os impactos do desmatamento nas regiões onde era encontrado fizeram com que o pássaro fosse classificado como regionalmente extinto, habitava a Argentina, Uruguai e áreas do Rio Grande do Sul (em menor quantidade).