6 Tipos de rosela: características, alimentação, informações e muito mais
Conheça quais são os tipos de rosela e como diferenciara cada espécie, essas aves psitaciformes é do género Platycercus.
Ao todo há seis espécies conhecidas são nativas da Austrália e ilhas adjacentes que abitam naturalmente florestas e bosques, mas adaptaram-se à convivência com o Homem em zonas agrícolas e espaços verdes humanos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, as roselas têm entre 25 e 38 cm de comprimento e possuem uma plumagem muito colorida, em tons fortes de vermelho e laranja.
Com relação a sua alimentação é baseada em sementes e frutos, estas aves podem ser criadas como animais de estimação.
Tipos de rosela
Rosela-pálida
A rosela-pálida (Platycercus adscitus) é uma espécie de papagaio de tamanho moderado com cabeça amarelo pálido, bochechas predominantemente brancas, dorso recortado preto e dourado e ventre azul claro.
A rosela-pálida é encontrado em mata aberta, e se alimenta de sementes e frutos.
Além disso, este tipo de rosela possui 33 cm de comprimento, o que inclui os 15 cm de comprimento de sua cauda.
As suas partes inferiores são azul-claro, e a parte superior do peito e a cabeça são amarelo-creme claro, a cauda é preto-azulada e verde e a cloaca é vermelho-sangue, as penas na nuca, escapulários e costas são pretas com bordas amarelas brilhantes, resultando em uma aparência irregular.
Rosela-da-caledônia
A rosela-da-caledônia (Platycercus caledonicus) é uma espécie de nativa da Tasmânia e das ilhas do Estreito de Bass, ele Foi descrito pelo naturalista alemão Johann Friedrich Gmelin em 1788 e nomeado com base na suposição errônea de que veio da Nova Caledônia.
A rosela-da-caledônia é uma espécie de papagaio nativa da Tasmânia e das ilhas do Estreito de Bass.
Nestas costas da raça do norte, o amarelo é mais claro com um tom azul pálido, as bochechas são de um branco puro na subespécie do sul e de um azul parcialmente avermelhado na parte inferior da subespécie do norte.
Rosela-elegante
A rosela-elegante (Platycercus elegans) é um papagaio australiano de tamanho médio com 36 cm de comprimento, grande parte do qual é cauda.
Existem sete subespécies, três das quais são realmente carmesim, o vermelho é substituído pelo amarelo e uma mistura de vermelho, laranja e amarelo na Adelaide rosella.
Adultos e juvenis geralmente apresentam coloração notavelmente diferente nas populações do sudeste, com plumagem corporal predominantemente verde-oliva no juvenil, mais persistente na nuca e no peito.
Rosela-multicolorida
A rosela-multicolorida (Platycercus eximius) tem 30 cm de comprimento, ele possui uma cabeça vermelha e bochechas brancas e o bico é branco e as íris são marrons.
A parte superior do peito é vermelha e a parte inferior do peito é amarela desbotando para verde pálido sobre o abdômen.
As penas do dorso e dos ombros são pretas, com margens amareladas ou esverdeadas dando origem a um aspecto recortado que varia ligeiramente entre as subespécies e os sexos.
As asas e as penas laterais da cauda são azuladas enquanto a cauda é verde escura, as pernas são cinza.
Este tipo de rosela é frequentemente procurada como ave de estimação por causa de sua aparência marcante.
Rosela-do-leste
A rosela-do-leste (Platycercus icterotis) habita em savanas de grama com árvores, bosques abertos, pomares, áreas cultivadas e pastagens com árvores, assim como também áreas ao longo de cursos de água com árvores.
A rosela-do-leste possui a cabeça, o peito, o abdômen e a região coberta pelo rabo são vermelhas, o queixo, as bochechas e a região das narinas são amarelas.
A nuca e as penas das costas são pretas com os bordos verdes, em alguns pássaros mais velhos podem ter o bordo parcialmente vermelho, as penas do ombro são pretas com marcas verdes.
Já a região coberta pelas asas é azul violeta, a parte mais baixa das costas é verde, a parte mediana de cima do rabo é verde escuro e as exteriores são azuis claros com a base azul escura e marcas claras.
Rosela-do-norte
A rosela-do-norte (Platycercus venustus) é o menor do que todos os tipos de rosela, exceto a rosela-do-leste, esta espécie adulta pesa 90 a 110 g e tem 29 a 32 cm de comprimento.
Além disso, a ave tem asas largas com uma envergadura de cerca de 44 cm e uma longa cauda com doze penas.
Os sexos são quase indistinguíveis, embora algumas fêmeas adultas tenham plumagem mais opaca e sejam mais propensas a ter algumas penas vermelhas na cabeça e no peito.