7 Espécies de aves que ajudam no reflorestamento
Existem algumas espécies de aves que ajudam no reflorestamento e elas são grandes aliadas para reflorestar à natureza que foi destruído por queimadas ou pelo homem.
Além disso, as aves que ajudam no reflorestamento graças ao seu hábito alimentar e sua característica de locomoção, o voo, as aves propiciam à natureza um reflorestamento e um controle de pragas.
Essas espécies podem ser granívoros (alimentam-se de grãos e sementes), frugívoros (frutas), insetívoros (insetos), carnívoros, piscívoros (peixes), nectarívoros (néctar) ou carniceiros (carcaças).
Por isso, são muito importantes para o equilíbrio ecológico, a dispersão de sementes, regular o crescimento de populações indesejadas, manter a natureza limpa, polinizar plantas e reflorestar áreas devastadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as aves que ajudam no reflorestamento.
Espécies de aves que ajudam no reflorestamento
Tucano
O tucano (Ramphastidae) é uma das aves que ajudam no reflorestamento e tem grande importância ecológica, pois participa da dispersão de sementes, essencial para a regeneração de florestas.
Além disso, essa espécie de tucano apesar de não se encontrar ameaçado de extinção no momento é vitima das ações antrópicas (do homem) e também do comércio ilegal de animais silvestres.
Sabiá-laranjeira
O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é um pássaro pertencente a família Turdidae conhecido como piranga, ponga, sabiá-coca e sabiá-de-barriga-vermelha.
Além disso, o sabiá-laranjeira representa o Brasil, isto por causa de sua grande popularidade no país, seja entre os amantes por pássaros ou por compositores e poetas.
Este espécie de ave que ajuda no reflorestamento eles transportam o pólem e sementes para outras localidades da floresta e deixam que a natureza faça o resto.
Sanhaço
O sanhaço cinzento (Thraupis sayaca) é um pássaro da família Thraupidae, conhecido como sanhaço-do-mamoeiro, pipira-azul e sanhaçu azul.
Além disso, os sanhaços medem 17,5 cm, sua cor é cinzento ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras, bordas das asas azuis esverdeadas e os filhotes são esverdeados.
Este espécie de ave que ajuda no reflorestamento e ocupa áreas urbanas, inclusive grandes centros, é comum em jardins e pomares. Esta espécie gosta de banhar-se.
Suiriri
O suiriri (Tyrannus melancholicus) é uma ave Passeriforme da família Tyrannidae conhecido popularmente cavaleiro, siriri, monta-cavalo, suiriri e suiriri-do-campo.
Além disso, o suiriri quase tão popular como o bem-te-vi, está presente em praticamente todo o território brasileiro.
Esta espécie se adapta até aos mais elevados conglomerados urbanos, desde que tenha alguma arborização.
Bem-te-vi
O Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) é um pássaro que pertence a família tiranídeos, esta ave tem uma popularidade no brasil e na América Latina, podendo estar presente desde o sul do México até a Argentina, além do do Texas (Estados Unidos).
O Bem-te-vi é popular por seu canto, cujo som trissilábico se parece com seu próprio nome.
E seu conjunto de penas é parda no dorso, amarela na barriga, uma listra branca em cima da cabeça e outra lista branca na garganta, além da cauda de penas pretas.
Periquito-rico
O periquito-rico (Brotogeris tirica) é uma espécie de periquito da família Psittacidae endêmica do Brasil, conhecido como periquito-verde.
Além disso, o periquito-ricoé uma ave que ajuda no reflorestamento ela existe apenas no Brasil, porem pode ser encontrada no estado de Alagoas até a região Sul do país.
Saíra-sete-cores
O saíra sete cores (Tangara seledon) é uma ave exótica da família Thraupidae conhecida como sete-cores, saí, saíra militar e saíra-de-bando.
Além disso, o saíra sete cores possui plumas de cores distintas e brilhantes, esta espécie tem o hábito monogâmico, ou seja ele monta seus ninhos com gramas e folhas pelo casal, escondido na vegetação ou nos troncos de árvores.
Este tipo de ave exótica pode ser encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil, pode ser observada em grupos ou somente em pares.
Já durante a busca de alimentos, essa ave efetua verdadeiras acrobacias para recolher seus alimentos e efetua uma grande análise de ramos das árvores para identificar seu alimento.