9 tipos de abertadas: características, informações e muito mais
Os tipos de abertadas que fazem parte da família Otididae essas aves comumente são chamados também de Sisão.
Dependendo da espécie, as abetardas medem de 40 a 120 cm de comprimento, têm envergadura de 1 a 2,5 m e pesam de 0,55 a 18 kg. Em algumas espécies, os machos são maiores que as fêmeas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas tipos de abertadas e como diferenciar cada uma.
A cor das costas é camuflada, mas a cabeça e o pescoço têm desenhos peculiares jogados em dois ou mais tons de cinza, marrom, preto, branco e avermelhado. Os machos de certas espécies têm cores mais vivas do que as fêmeas.
As espécies maiores são geralmente silenciosas, enquanto as menores emitem chamados particulares e persistentes, geralmente pouco musicais, durante a época de acasalamento.
9 tipos de abertadas
Abetarda-de-asa-preta
O abetarda-de-asa-preta é uma ave terrestre com algum dimorfismo sexual. A plumagem do corpo principal do macho é quadriculada em preto e branco com barriga e pescoço pretos.
Esse tipos de abertadas apresenta também um pouco de branco na parte inferior das asas, nas bochechas e em listras sobre os olhos.
A fêmea, ao contrário, tem toda a cabeça, pescoço e peito da mesma cor do corpo, que é xadrez marrom e branco. Tanto a fêmea quanto o macho têm pernas amarelas brilhantes.
O macho é ligeiramente maior que a fêmea. O macho tem uma envergadura de 27 cm a 28 cm e a fêmea uma envergadura de 25 cm a 26 cm A cauda tem cerca de 12 cm a 13 cm de comprimento.
Abetarda de ruppell
A abetarda de ruppell mede 60 cm de comprimento, mas não temos dados sobre o peso, o macho tem cabeça e pescoço cinza-azulados. A nuca e a parte superior do pescoço são bege claro .
O bico é cinza. Várias linhas escuras se destacam na região da cabeça e pescoço. Uma sobrancelha preta, mais ou menos contínua, geralmente se estende do bico até a nuca.
Uma faixa preta vai da garganta até a parte superior do peito e outra desce da nuca em direção às costas. A parte superior do corpo é marrom, a barriga e o peito são creme .
Abetarda-azul
Mede 55cm de comprimento, pesando 1120-1612g .A abetarda-azul é a única abetarda a ter o pescoço e as partes inferiores totalmente cinza-azulados.
A cabeça desse tipos de abertadas tem numerosos ornamentos: o vértice é preto da testa à nuca. A sobrancelha e o rosto são brancos, com exceção de uma mancha preta semicircular que enfatiza o olho.
As penas eréteis da garganta são pretas, contrastando fortemente com a cor pálida dos lados da cabeça.
As partes superiores, da capa até a cauda , incluindo as coberturas das asas , são marrom-canela. A íris é marrom. O bico é cinza. As pernas são amarelo fosco. Os sexos são semelhantes .
Abetarda-de-barriga-branca
As Abetardas-de-barriga-branca têm a parte superior bege – amarronzada com minúsculas vermiculações castanhas. A cauda parece mais cinza, com finas barras escuras.
A tampa é preta com um centro cinza. A cor branca da face contrasta fortemente com a evidente mancha preta que cobre a garganta.
A frente do pescoço é cinza-azulada, o peito é bege -fulvo e o ventre é uniformemente branco. As pernas são amarelas claras. O bico é de cor rosada, com cúlmen escuro .
Abetarda-rea
A abetarda-rea é a maior espécie do gênero Neotis , embora seja menor que os membros do Ardeotis . Os machos pesam entre 9 e 10 kg e medem entre 100 e 116 cm, enquanto as fêmeas são muito menores, pesando entre 3 e 4 kg e medem entre 80 e 87 cm.
O dorso desse tipos de abertadas é marrom, mais escuro e uniforme no macho , e o ventre é branco. Seu pescoço é cinza claro na frente e laranja na parte de trás. Sua coroa é cinza com bordas pretas, e uma linha preta passando pelos olhos e uma lista superciliar branco.
Suas asas são listradas de marrom, branco e preto, com mais branco nos machos do que nas fêmeas e nos juvenis. Suas pernas longas são de cor amarelo claro e seu bico é de cor creme claro.
Abetarda-comum
O abetarda-comum tem um comprimento de corpo de cerca de 105 centímetros, uma envergadura de cerca de 240 centímetros e um peso entre 8 e 15 quilos, a abetarda é uma das maiores espécies de aves do mundo animal da Europa Central – embora apenas no macho sexo.
As fêmeas permanecem muito menores, com peso de até 5,3 kg. A plumagem é cinza claro na cabeça, o pescoço da galinha também é cinza muito claro, o galo é branco no topo e depois marrom enferrujado em uma transição suave.
Na parte superior do corpo há uma barra marrom-escura enferrujada (ou seja, um padrão malhado em forma de faixa), enquanto a parte inferior do corpo é, por sua vez, colorida de cinza claro. A cor marrom-ferrugem do galo é muito mais intensa que a da galinha.
Sisão de crista parda
A sisão de crista parda é uma ave de tamanho médio da África Oriental que pode atingir até 60 cm ou 24 polegadas de altura. Em comparação com outras abetardas africanas, esta espécie é relativamente pequena.
Sisão de crista parda machos pesam entre 675 e 900 gramas. Os machos maduros exibem uma faixa preta que se estende da garganta ao peito. A plumagem masculina é cinza ou amarelada, exceto pela faixa preta e parte inferior escura do corpo.
A maioria das abetardas desta família são sexualmente dimórficas ; o macho e a fêmea diferem na coloração e tamanho da plumagem.Na fêmea, a linha visível na garganta é mais opaca e a coloração cinza geral vista no macho é substituída por um marrom claro.
Sisão do karoo
Esse tipos de abertadas mede 60 cm de comprimento, pesando 1600 g no macho e 1350 g na fêmea.No macho adulto, a cabeça, o pescoço e as partes superiores são marrom-acinzentadas com pequenas vermiculações pretas.
A parte inferior é mais pálida e fica branca rosada na barriga. O queixo e a garganta são pretos com uma estreita borda branca. Uma mancha preta também pode ser observada na região da nuca.
A cauda tem três finas barras escuras. A sisão do karoo se distingue da abetarda de Rüppell por seu pescoço mais marrom e diferentes padrões faciais.
Abetarda-gigante
A abetarda-gigante é criticamente colorida, sendo principalmente cinza e marrom, finamente estampada com coloração preta e branca. As partes superiores e o pescoço são de cor preta vermiculada e amarelada acinzentada. A plumagem ventral é mais colorida, com branco, preto e amarelo.
A crista em sua cabeça é de coloração preta, com menos preto na crista da fêmea. Há uma faixa de olho branca acima do olho. O queixo, a garganta e o pescoço são esbranquiçados com finas e finas listras pretas. Um colar preto na base do pescoço traseiro se estende até as laterais do peito.
As penas ao redor do pescoço são soltas, dando a aparência de um pescoço mais grosso do que realmente tem. O ventre é branco e a cauda apresenta faixas largas de coloração cinza-acastanhada e branca.