O gavião-de-sobre-branco ( Parabuteo leucorrhous) é uma ave de rápida da família Accipitridae, também conhecido como tauató-de-pinheiro, gavião-preto, gavião-da-serra, asa-branca, tautó-de-asa-branca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o gavião-de-sobre-branco é uma espécie rara e discreta que ocorre no sul e sudeste do Brasil vive em altitudes.
Ele passa boa parte do dia oculto na floresta, podendo ter temperaturas planas nas horas mais quentes da manhã, e possui dieta variada, caçando desde anfíbios, aves até insetos.
Características do gavião-de-sobre-branco
O gavião-de-sobre-branco mede de 33 a 38 cm e pesa entre 290 gramas (macho) e 389 gramas (fêmea)
Além disso, o adulto possui plumagem predominante preta, com calções ferrugíneos, crisso e uropígio brancos.
Esta ave tem a cauda preta com duas barras brancas delimitando o terço medial da cauda, as coberteiras inferiores são brancas e as rêmiges são pretas, criando belo contraste quando a ave está em voo.
Com relação ao indivíduo jovem apresenta as partes superiores escuras, o peito e ventre são claros com estrias largas e escuras.
Reprodução do gavião-de-sobre-branco
Esta espécie de ave põe um ou dois ovos.
Alimentação
O gavião-de-sobre-branco se alimenta de répteis, anfíbios, pequenos mamíferos e insetos.
Hábitos
Pouco conhecido sobre este falcão, parece ser naturalmente incomum em toda a sua distribuição.
Geralmente encontrado em florestas em altitudes entre 1400 e 3300 metros, já foi encontrado na área de influência da Usina Hidrelétrica de Barra Grande, no Rio Pelotas.
Distribuição geográfica
Esta espécie pode ser encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e no Brasil.
Também no Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, no sul da Bahia e de Goiás, ocorrendo também ao leste de Mato Grosso do Sul até o norte do Rio Grande da Sul.