Início » Aves de Rapina » Milhafre-preto: características, reprodução, alimentação e hábitat

Milhafre-preto: características, reprodução, alimentação e hábitat

alimentacao do milhafre-preto

O milhafre-preto (Milvus migrans) é uma ave de rapina da família Accipitridae, rabo-de-bacalhau ou milhano-preto, é uma ave de rapina diurna do grupo dos milhafres.

milhafre-preto
milhafre-preto

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Além disso, esta ave é encontrado frequentemente em zonas urbanas, aterros sanitários, habitats aquáticos e prados, evitando normalmente zonas muito florestadas.

No entanto, ela pode ser avistado isoladamente mas também ocorre em grandes bandos durante a migração ou em locais com abundância de alimento.

Características do milhafre-preto

características do milhafre-preto
características do milhafre-preto

O milhafre-preto é de médio porte com cerca de 44-56 cm de comprimento o macho pesa 630-928 g e a fêmea 750-1080 g.

Além disso,  a plumagem predominantemente marrom-avermelhada, cabeça e pescoço pálido, cauda marrom levemente bifurcada.

Com relação ao Jovem apresenta coloração mais clara, com dorso e ventre estriados de marrom-pardo.

Reprodução do milhafre-preto

Esta espécie de milhafre-preto constrói o ninho no alto de árvores, penhascos ou até em sacadas de prédios e postes de eletricidade, ele também pode usar ninhos abandonados de outras espécies.

Alimentação

alimentacao do milhafre-preto
alimentacao do milhafre-preto

O milhafre-preto se alimenta de lagartos, pequenos mamíferos, aves e insetos, ele  captura animais moribundos ou doentes, animais atropelados, vasculha praias atrás de peixes mortos, visita lixões e matadouros.

Hábitat

milhafre-preto habita em uma grande variedade de habitats, desde florestas, matas de galeria, savanas, pastagens até áreas urbanas.

Distribuição geográfica

milhafre-preto
milhafre-preto

Ocorre como espécie migratória no Brasil, com um único registro nas ilhas de São Pedro e São Paulo, próximo ao arquipélago de Fernando de Noronha.

Encontrado também na África, Europa, Ásia, Oriente Médio e Austrália, e parcialmente migratório, as populações que vivem em regiões quentes são residentes enquanto as de regiões temperadas são migratórias.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.