O Inhambu-xintã (Crypturellus tataupa) é uma ave da família Tinamidae, também conhecido como inhambi-chintão, inhambu-do-bico-vermelho, chitão, bico-de-lacre, pé-roxo, inhambuxintã, inambuxintã, nambuxintã, nhambuxintã, inamuxintã, inhambumirim , nambuzinho, lambu, inhambu-de-canela-roxa e nambu-pé-roxo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O Inhambu-xintã foi imortalizado na composição de Athos Campos e Serrinha, nas vozes de Tonico e Tinoco, dando inspiração e origem ao nome da dupla Chitãozinho e Xororó
Subespécies
O Inhambu-xintã possui quatro subespécies reconhecidas:
– Crypturellus tataupa tataupa: encontrada do leste da Bolívia até o Paraguai, desde o centro-oeste até o sudeste e sul do Brasil e norte da Argentina.
– Crypturellus tataupa inops: encontrado no noroeste do Peru, no Vale do Rio Marañón;
– Crypturellus tataupa peruvianus: encontrada na região oeste e central do Peru, no Vale de Chanchamayo na região de Junín;
– Crypturellus tataupa lepidotus: encontrado no nordeste do Brasil, nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Pernambuco até o estado da Bahia.
Características do inhambu-xintã
O Inhambu-xintã possui tamanho 15 centímetros de altura, o macho é um pouco menor que a fêmea.
Além disso, esta espécie de ave é colorido do dorso é bruno castanho, cabeça e pescoço são cinza escuro, garganta e o meio da barriga cinza-azulado; o resto do lado inferior cinzento, os lados da barriga e coberteiras inferiores da cauda pretas com orlas esbranquiçadas.
Com relação ao bico é vermelho e as pernas roxas, é conhecido por pé-roxo, chitão, bico de lacre e codorninha.
Apresenta raças geográficas ao longo de sua distribuição na América do Sul. É espécie cinegética (caçada como alimento).
Reprodução do inhambu-xintã
O Inhambu-xintã se reproduz de setembro a dezembro com a postura de 3 a 5 ovos de tonalidade rosada, chocados pelo macho, por um período médio de 19 dias.
Habitat
Esta espécie de Inhambu habita capoeirões, espigões de mata secundária, plantações degradadas em áreas de mata nativa primitiva e plantações (milho, café, algodão, entre outras).
Fotos do inhambu-xintã
Distribuição geográfica
O Inhambu-xintã pode ser encontrado desde o NE brasileiro até a Argentina, onde é chamada perdiz del monte, perdiz del hogar.