A pomba-trocal (Patagioenas speciosa) é uma ave que pertence a família Columbidae, conhecida também como pomba-carijó, pomba-divina e pomba-pedrês.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a pomba-trocal é uma espécie de ave que ocorre desde o sul do México até a América do Sul.
Assim como os outros pombos do Novo Mundo, a pomba-trocal estava anteriormente unido aos seus parentes do Velho Mundo no gênero Columba, mas hoje o gênero do Novo Mundo Patagioenas é reconhecido como distinto novamente.
Características da pomba-trocal
A pomba-trocal é uma ave que mede cerca de 30 cm de comprimento, o macho possui as penas do pescoço de coloração metálica, dando-lhe uma aparência escamosa e a fêmea apresenta o pescoço marginado de preto, com pouco reflexo metálico.
Reprodução da pomba-trocal
Esta espécie de pomba constrói um ninho fraco de gravetos, em formato de plataforma, variando de 1 a 18 m de altura, ele põe 1 ovo branco.
Alimentação
A pomba-trocal assim como as demais espécies de pombos, ele alimenta-se de frutos e sementes.
Habitat
Comum na copa de florestas densas, matagais altos, matas de galeria e campos com árvores esparsas.
Costuma viver sozinho ou aos pares na copa das árvores, pousando principalmente nos galhos mais expostos.
Canto da pomba-trocal
Distribuição geográfica
A pomba-trocal pode ser encontrada em regiões quentes de quase todo o País, com exceção de uma extensa área do Nordeste e do Sul do Brasil, no México à Argentina.
Além disso, ela também já foi relativamente comum no Estado de São Paulo mas hoje se restringe praticamente ao Parque Estadual do Morro do Diabo no Município de Teodoro Sampaio.