Descubra quais são as espécies de aves mais traficadas na Paraíba essas aves canoras são procurados devido ao canto harmônico e à beleza.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as espécies de aves mais traficadas na Paraíba.
Além disso, essas espécies de aves canoras são bastantes traficadas por possuírem um canto harmonioso, e à beleza deles ou para serem usados em rinhas (competição de brigas), como é o caso dos canários.
Lei para trafico de animais
Artigo 29: É crime de tráfico de animais silvestres é proibido a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização.
Ainda no Artigo 29 é proibido Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
– Pena: multa e detenção de seis meses a um ano.
Aves mais traficadas na Paraíba
Papa-capim
O papa-capim ( Sporophila nigricollis) é um pássaro de pequeno porte da família Emberizidae conhecido como papa-capim-capuchinho, coleirinho baiano ou bigodinho.
Além disso, o papa-capim é encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Granada, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Trindade e Tobago e Venezuela.
Esta é uma das aves mais traficadas na Paraíba, é um pássaro que possui peito branco e a cabeça e o pescoço cinzento-escuros, o que lhe confere o formato de uma carapuça.
Galo-de-campina
O galo-de-campina ( Paroaria dominicana) é um pássaro pode chegar a medir cerca de 17 centímetros de comprimento.
Além disso, o cor da cabeça e da garganta é de cor vermelha muito forte e bonito, com penas eretas e curtas, principalmente na nuca do macho.
A parte de cima do corpo da ave é acinzentada, com algumas penas pretas no alto e brancas na base.
Golinho
O golinho (Sporophila albogularis) é uma espécie de ave traficados na Paraíba, ele é endêmica da região nordeste do Brasil e tem cerca de 10,5 cm de comprimento.
O macho tem a cabeça enegrecida e o resto das partes superiores é cinza, a garganta é branca, cuja cor se estende para cima e forma um colar incompleto na nuca, a fêmea e os filhotes são marrom-acinzentados nas partes superiores e amarelo-esbranquiçado na face inferior.
Sibite
O sibite (Coereba flaveola) este pássaro pesa em média 9,5 g e mede de 10,5 a 11,5 cm, tem o bico fino, escuro e levemente curvo, pernas e cauda curtas, e sua coloração em geral segue o seguinte esquema.
A garganta do sibite é cinzenta, o peito e abdome amarelo-limão, o dorso vai do amarronzado ao cinza-chumbo escuro, e na cabeça, preta, destaca-se uma larga risca branca superciliar.
Ele também esta na lista das espécies de aves mais traficadas na Paraíba por possui um canto harmonioso.
Saíra-sete-cores
O Saíra-sete-cores (Tangara seledon) é uma ave exótica pode ser encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil, pode ser observada em grupos ou somente em pares.
No entanto, durante a busca de alimentos, essa ave efetua verdadeiras acrobacias para recolher seus alimentos e efetua uma grande análise de ramos das árvores para identificar seu alimento.
Azulão
O azulão ( Cyanocompsa brissonii ) é uma ave traficada no Paraíba ele possui um canto intenso e melódico, e costumam cantar de manhã e ao entardecer.
Além disso, O azulão é territorialista e que não vive em bando, mas sim em casal. Na época de reprodução, o macho e a fêmea demarcam o território e qualquer invasor será retirado do local.
Tico-tico
O tico-tico ( Zonotrichia capensis) é conhecido pelos seus diversos sons e os seus cantos têm sido intensamente estudados desde dos anos 70 por diversos estudiosos nos EUA.
Ele esta na lista das aves mais traficadas no Paraíba, o tico-tico mostra um canto noturno, que é muito distinto do canto normal.
Além disso, ele reproduz esse som quando o pássaro fica muito assustado, sendo bem curioso ficar observando o tico-tico cantando.
Tiziu
O tiziu (Volatinia jacarina ) esta na lista das aves mais traficadas no Paraíba ele é bastante procurado, pois muitos gosta de escutar um tiziu cantando, apesar de seu canto ser curto, esganiçado e estereotipado.
Portanto, quando ele abre o bico, acaba emitindo seu canto característico “ti” “ti” “tiziu ” acredita-se que é para chamar a atenção da fêmea e delimitar o seu território.
Além disso, a fêmea de tiziu não canta, só vocaliza um piado, sendo que este piado de fêmea é muito utilizado para esquentar os machos.
Gaturamo-verdadeiro
Gaturamo-verdadeiro ( Euphonia violacea) é uma ave pequena com bico forte e cauda curta, os machos têm o dorso lustroso preto-azulado com o ventre amarelo, incluindo a testa e a garganta.
Observe o branco sob a cauda, as fêmeas têm o dorso verde-oliva e o ventre amarelo-oliva.
Gaturamo-verdadeiro é encontrado em bordas de matas e em matas mais abertas, matas e parques da cidade.
Além disso, o seu canto contém partes de músicas de outros tipos com pequenos trinados entre elas.
Sabiá-de-cabeça-cinza
O sabiá-de-cabeça-cinza (Turdus leucomelas) tem o topo da cabeça arredondado, cinza nas laterais e oliva no topo, sem a mancha preta na frente dos olhos.
Com relação ao seu bico é cinza escuro uniforme e o tom de cinza domina o dorso e torna-se acastanhado nas asas.
Já o peito acinzentado com garganta branca e listras cinza escuro bem definidas, e quando voa, às vezes mostra a área laranja no interior de suas asas, a parte inferior da cauda é clara.
Sanhaçu-cinzento
O sanhaçu-cinzento (Thraupis sayaca ) esta na lista das aves mais traficadas no Paraíba ele mede 17,5 cm, sua cor é cinzento ligeiramente azulado, com as partes inferiores um pouco mais claras, bordas das asas azuis esverdeadas e os filhotes são esverdeados.
Vale lembrar, que este pássaro ocupa áreas urbanas, inclusive grandes centros, é comum em jardins e pomares.
Sanhaço-do-coqueiro
O sanhaço-do-coqueiro ( Thraupis palmarum ) é uma ave de tamanho médio e uniforme, geralmente é cinza, mostrando tons de verde oliva com boa luz.
O sanhaço-do-coqueiro tem hábitos generalistas e é frequentemente encontrado próximo a palmeiras ou áreas abertas e arbustivas, jardins e bordas de matas.
Além disso, ele geralmente vistos aos pares ou em pequenos grupos, às vezes com outras espécies.
Graúna
O graúna ( Gnorimopsar chopi) vive em pastos e plantações, frequentando árvores isoladas e se alimenta principalmente de grãos e frutas.
Ele esta na lista das aves mais traficadas no Paraíba ele é um dos pássaros brasileiros mais apreciados pelo canto, sendo uma das primeiras aves a começar cantar pela manhã.
O canto do graúna é muito característico e alto, sendo formado por uma sequência de assobios agudos entremeados de notas mais baixas.
Canário-da-terra
O canário-da-terra ( Sicalis flaveola ) é uma ave traficada no Paraíba ele é muito admirado por ser forte e crepitante, geralmente o mesmo macho tem três cantos, um durante o dia, um ao amanhecer, que é mais longo e mais áspero, e um terceiro, mais melodioso e baixo, que ele usa durante a época de reprodução.
Além disso, o canário-da-terra é bastante procurado pelos criadores de aves em cativeiro devido ao seu canto e também por causa de sua índole agressiva, em rinhas semelhantes às de brigas de galo.
Portanto, por ser uma espécie nativa do Brasil, é necessária uma licença do IBAMA para a criação em cativeiro.