O tangará ( Chiroxiphia caudata) é uma ave passeriforme da família Pipridae, conhecido como tangará-dançarino e dançador (Santa Catarina).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de ave habita nos bosques tropicais e se alimenta de frutos (bagas) e pequenos artrópodes, como aranhas, insetos e suas larvas.
Características do tangará
O tangará é uma ave que possui cerca de 13 centímetros e apresenta forte dimorfismo sexual, os machos têm plumagem azul-celeste, cauda preta com duas penas centrais mais longas que as outras e, no alto da cabeça, uma brilhante coroa vermelha.
Com relação os mais jovens são verde-oliva, diferindo das fêmeas pela coroa vermelha que nasce antes da mudança das plumas no restante do corpo; só atingem a plumagem adulta com dois anos de idade.
Já as fêmeas são verde-escuras, cauda mais longa que a dos machos, o que as torna ligeiramente maiores que estes, são, também, mais silenciosas.
Reprodução do tangará
As fêmeas têm seu próprio território ao redor do ninho, onde constroem uma cesta fina em um forcado muito alto próximo à água, usando teias de aranha para colar o material de construção.
Põe dois ovos com fundo bege e desenho mais escuro, as fêmeas incubam os ovos por 18 dias, os filhotes saem do ninho após 20 dias e começam a se alimentar e se defender.
O sistema de acasalamento é polígino, com machos (2 a 7) reunindo-se em locais tradicionais ou leks para mostrar exibições cooperativas na vegetação rasteira, onde há uma hierarquia de dominância linear que pode persistir por anos.
O macho dominante do grupo age como uma sentinela em um poste para atrair as fêmeas para a corte.
Alimentação
O tangará é uma ave onívoro, que se alimenta de bagas e pequenos artrópodes e fruta do sabiá.
Hábitos
Entre seus principais hábitos está a típica dança pré-nupcial, na qual os machos são verdadeiros saltimbancos, enfileirando vários deles em um galho e exibindo-se um de cada vez diante da fêmea.
Após a realização do rito, todos voltam para o final da fila e aguardam novamente a sua vez.
Fotos do tangará
Distribuição geográfica
O tangará pode ser encontrado nas matas densas do sul da Bahia, do sudeste e sul do Brasil, do Paraguai e nordeste da Argentina (Província de Missiones).