Início » Aves » Cacatua inca: origem, características, alimentação, habitat e reprodução

Cacatua inca: origem, características, alimentação, habitat e reprodução

A cacatua inca (Laphocroa leadbeateri) é uma ave psitaciformes, pertencente à família Cacatuidae. conhecida também como cacatua-rosa.

cacatua inca
cacatua inca

Esta é uma das espécies mais pequenas, medindo apenas 35 a 40 centímetros, é um pássaro marcante, com duas belíssimas características que o diferenciam das outras espécies.

Além disso, ela possui uma crista multicolorida e a sua plumagem de uma combinação de cores quentes, baseada na cor branca e rosa.

A cacatua Inca está relacionada com araras e papagaios, como estes dois pássaros, a cacatua inca vive perfeitamente com as pessoas, eles têm a capacidade de se adaptar a qualquer ambiente onde se sintam protegidos.

Este pássaro é parte de uma espécie formidável muito amado e procurado como animais de estimação.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.

Origem:

A cacatua Inca é um pássaro Australiano, restrita às áreas áridas e semi-áridas do interior da Austrália.

Características da cacatua inca:

caracteristicas da cacatua inca
caracteristicas da cacatua inca

A cacatua inca é uma das menores aves, tem um comprimento de 35 a 40 centímetros de comprimento, pesa cerca de 480 gramas.

É a única cacatua que tem um cume impressionante e muito bonito exibindo três cores nas penas, as dicas são brancos, no centro lidera um grupo de intensa cortado e abaixo desta faixa outra sobreposição é anotado com um base amarelada.

Bico:

Seu bico é branco, muito pequeno mas afiado, forte e robusto com o qual ele pode cortar frutas e sementes para alimentar.

Linguagem:

Tem uma língua inexplicavelmente manobrável, com uma grande capacidade de usá-lo em qualquer espaço, pode estar no chão ou subir em árvores.

Em qualquer caso, é fácil saber que você pode obter sua comida facilmente.

Pernas:

Suas pernas são cinzas, a íris varia de acordo com o sexo, na fêmea é vermelho claro, nos machos, marrom escuro e no mais jovem é marrom mais claro.

Plumagem:

cacatua inca
cacatua inca

A plumagem da cacatua Inca é simplesmente espetacular por sua beleza impressionante.

É devido ao contraste e combinação de cores espalhadas por todo o corpo, na parte superior é um branco sombreado em rosa.

A parte inferior é completamente coberta com um rosa pálido tingido com o mais sublime dos detalhes que o fazem parecer o mais atraente em sua plumagem.

Crista:

Sua maior e magnífica beleza está representada em sua crista colorida, onde você pode ver perfeitamente cores como rosa matizado intenso, em seu corpo.

Concebido com sobreposição de tiras no centro, rosa e amarelo, é um verdadeiro espetáculo para observar em detalhe este pássaro lindo e delicado.

Em qualquer caso, é bom notar que muitas das cacatuas são estabelecidos em áreas com pouco acesso à comida.

Que pode ser encontrado ocasionalmente, de modo a ser adaptado para comer qualquer tipo de sementes, ervas e frutas, adaptando-se à forma de poder.

Caso contrário, eles teriam que procurar novas áreas para se estabelecerem em lugares onde possam atender às suas necessidades.

Reprodução da cacatua inca:

reproducao da cacatua inca
reproducao da cacatua inca

Em geral, o período reprodutivo desta ave começa no mês de agosto até dezembro.

A cacatua inca nidifica em buracos de árvores, que eles fazem com pedaços de casca de árvores e cinzas ou poeira de árvores secas e queimadas.

Os comportamentos de cortejo são bastante breves. Só no caso da cacatua, o quanto o namoro geralmente se assemelha a grandes variedades de papagaios.

Que realizam algum tipo de ritual, onde os alimentos são trocadas entre o casal.

Além disso, a cacatua inca tem uma preferência excessiva por eucaliptos, então eles são escolhidos para fazer seus buracos e ninhos.

Normalmente cada ninho é feito de dois a cinco ovos, cuja incubação pode durar até 28 dias aproximadamente, onde ambos participam

Eles nunca deixam seu ninho sozinho, eles se revezam para ir em busca de comida e água.

Os ovos da cacatua inca são brancos e ovais, a quantidade de postura de ovos varia entre um e dois nas grandes cacatuas, atinge um peso de 32 gramas.

Aproximadamente o período de incubação é também variante, ele pode dura de 21 dias a 28 dias.

Comportamento:

comportamento da cacatua inca
comportamento da cacatua inca

Normalmente, a cacatua Inca é muito sociável, muitas vezes, come, se move e descansa em grandes bandos ruidosos.

Embora o tamanho dos rebanhos sempre dependa da área que frequentam e da disponibilidade de alimentos no local.

Em qualquer caso, em tempos de abundância, eles são vistos em pequenos bandos, compostos de aproximadamente cem aves.

No entanto, em época de seca ou outras calamidades climáticas, eles formam bandos de milhares de aves desta espécie.

Esta linda ave monta um belo espetáculo quando desfruta de um banho, eles ficam pendurados de cabeça para baixo, batem contra as folhas molhadas nas copas das árvores, ou simplesmente voam na chuva.

Habitat:

habitat da cacatua inca
habitat da cacatua inca

Esta espécie de ave é estabelecida no Centro da Austrália, que habita desde os lugares semi-áridos até penetrar nas florestas abertas, sempre procurando as margens dos rios e costuma frequentar grandes eucaliptos frondosos.

Alimentação da cacatua inca:

alimentacao da cacatua inca
alimentacao da cacatua inca

A cacatua inca é herbívora e se alimenta de uma ampla variedade de sementes, nozes, folhas, casca de árvore, raízes e tubérculos.

Da mesma forma dentro da dieta ou alimentação da cacatua há evidências que sugerem que eles também ingerem uma certa quantidade de insetos, deliberadamente ou acidentalmente.

Expectativa de vida:

A cacatua Inca pode viver sem muitos problemas até aos 40 anos, não é estranho que, se você estiver em cativeiro, bem alimentado e cuidado, tenha uma expectativa de vida de até 60 anos.

Relacionamento com humanos:

relacionamento s da cacatua inca com humano
relacionamento s da cacatua inca com humano

Os efeitos produzidos pelas atividades humanas têm sido positivos para esta espécie de ave, apesar de não ter sido bem recebida por outras espécies de cacatuas.

Muitas espécies que são comedores de grãos de lugares abertos se beneficiaram das numerosas mudanças no ambiente da mão do homem.

Quem tem dado a possibilidade de aumentar os vários recursos alimentares em grande escala, bem como o abastecimento de água, estes foram adaptados à dieta vegetal.

Este benefício é restrito para espécies australianas, porque as aves que ocupam espaços abertos fora da Austrália não aumentaram seu volume.

No entanto, as espécies florestais predominantes têm sofrido em grande parte a destruição de seus habitats.

Especialmente aquelas que possuem uma dieta especial e não conseguiram se adaptar incorporando vegetais exóticos em sua dieta.

Fotos da cacatua inca:

cacatua inca
cacatua inca
cacatua inca
cacatua inca
cacatua inca
cacatua inca
cacatua inca
cacatua inca

Distribuição geográfica da cacatua inca:

Esta cacatua é difundida por toda a Austrália, particularmente nas áreas do leste (Queeensland) e do sul, também está presente no sul da Nova Guiné.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.