Japu preto (Psarocolius decumanus) é uma ave da família dos Icteridae que pertence ao gênero dos Psarocolius também conhecido como joão-congo.
E uma ave icterídea tropical do Novo Mundo . É um criador residente nas terras baixas da América do Sul a leste dos Andes , do Panamá e da Colômbia ao sul até o norte da Argentina , bem como em Trinidad e Tobago .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Se o gênero Gymnostinax para Montezuma oropendola e seus parentes mais próximos fossem considerados válidos, esta espécie provavelmente pertenceria àquele gênero.
Características do Japu preto
Japu preto e considerado um pássaro grande. As fêmeas têm 33–38 cm de tamanho e os machos são consideravelmente maiores, 46–49 cm de comprimento.
A plumagem do cão de cauda dourada é principalmente preta brilhante, algumas subespécies também têm penas amarelas entre as penas pretas.
Há uma protuberância formada por penas finas semelhantes a cabelos no topo da cabeça, que muitas vezes é difícil de perceber. A íris dos olhos de um cachorro é azul.
O bico é grande e branco. A garupa do cão de cauda dourada é castanha e a cauda é amarela brilhante, exceto pelas penas pretas do meio. A fêmea é de cor mais clara e a fêmea não tem saliência e o olho é de cor mais acinzentada.
Alimentação do Japu preto
O Japu preto alimenta-se principalmente de insetos grandes , frutas , sementes e algum nécta.
Habitat do Japu preto
O habitat do Japu preto se estende do Panamá ao sul da América Central, e na América do Sul é encontrada em uma ampla área desde a Cordilheira dos Andes até o norte da Amazônia e Argentina , bem como de Trinidad e Tobago .
A espécie está ausente da costa nordeste do Brasil. Os habitats da ave são florestas abertas úmidas e bordas de florestas.
A espécie também se dá bem em áreas parcialmente exploradas. Além disso, a espécie também é encontrada em plantações de café e terras agrícolas onde crescem árvores individuais.
Os habitats do Japu preto geralmente estão localizados abaixo de 2.600 metros acima do nível do mar.
Reprodução do Japu preto
O Japu preto se reproduzem em colônias com um macho dominante reproduzindo várias fêmeas. Normalmente existem de três a quatro machos e até trinta fêmeas em uma colônia.
As colônias estão localizadas em uma árvore que cresce fora da floresta. A fêmea constrói um longo ninho em forma de saco em uma árvore alta, que muitas vezes também possui ninhos de vespas que protegem os pássaros dos predadores.
A fêmea põe um a dois ovos verdes ou cinza com manchas pretas.
Canto do Japu preto
Ocorre em bandos dispersos, em qualquer lugar que possua algumas árvores, incluindo florestas, bordas e áreas abertas e perturbadas. Emite um som bem estranho.