O pombão (Patogionesas picazuro) é uma ave columbiforme da família columbidae, conhecido como milomga, asa-branca, pomba-do-ar, pomba-carijó entre outros.
Além disso, é uma das maiores aves de sua espécie no Brasil, chegando a medir cerca de 36 centímetros de comprimento. Tendo uma alimentação rica em sementes e pequenos frutos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O pombão possui uma faixa branca na parte dorsal das asas, por conta desta faixa ele é conhecido popularmente como asa-branca. É uma ave de canto baixo, profundo e rouco.
Origem
O pombão é uma das maiores aves de sua espécie nativa do Brasil. Que inspirou até músicas de grandes cantores brasileiros como Luis Gonzaga.
Espécies
O pombão tem duas subespécies conhecidas, a primeira delas é a Patagioenas picazuro picazuro encontrada no leste do Brasil, de Pernambuco até a Bolívia e região sul e central da Argentina.
A segunda é a Patagioenas picazuro marginalis encontrada no nordeste do nosso país, ela é menor, tem partes do corpo mais pálida na sua porção superior. Além disso, essa subespécies tem uma borda branca nas asas e é mais larga, sua parte inferior é mais rosada.
Características do pombão
O pombão é uma das maiores aves dentro de sua espécie no Brasil, podendo chegar medir até 36 centímetros. Ele tem uma cabeça e partes de baixo marrom vinho e uma barriga pálida, suas penas da nuca são branco-prateado com pontas pretas. Possui um manto superior roxo metálico, pontas escuras.
As suas costas tem o cinza escuro como cor predominante, as assas são marrom apagado, com a cobertura das assas sendo cinza com pontas pálidas. Além disso, suja calda é preta e a sua pele orbital é vermelha. Para se diferenciar dos machos da espécie, as fêmeas possuem uma cor mais pálida.
Reprodução do pombão
O pombão é uma ave que coloca ninhos em todos os meses do ano na região sudeste do Brasil, os casais da espécie constroem seus ninhos em territórios que são demarcados pelo macho em voos altos e com batimento de assas especial.
Eles constroem seus ninhos de formato achatado com gravetos entrelaçados em árvores com cerca de 3 metros de altura. Os seus ninhos também podem ser feitos em muros de casas, e nesses casos, podem ser reutilizados várias vezes pela ave.
Alimentação
A alimentação do pombão se baseia em sementes e pequenos frutos que são normalmente encontrados no chão, eles também frequentam roças de milho e feijão, sobretudo na época após as colheitas.
Canto do pombão
Habitat
O pombão habita em áreas urbanas, campos, caatingas, cerrados entre outros. Ele é uma ave migratória, que estende seu território acompanhando o desmatamento das regiões.
É muito comumente encontrado no chão e em galinheiros comendo milho.
Fotos do pombão
Distribuição geográfica
O pombão é uma ave nativa do Brasil que pode ser encontrada no Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo e até Nordeste. Suas subespécies podem ser encontradas em outros países como Argentina, Bolívia e Paraguai.