Pitta arco-íris (Pitta íris) é uma ave da família dos Pittidae que pertence ao gênero dos Pita também conhecida como Pitta iris
Tem a cabeça preta aveludada com listras castanhas acima dos olhos, partes superiores verde-oliva, partes inferiores pretas, barriga vermelha brilhante e cauda verde-oliva. Uma endêmica australiana , vive nas florestas de monção e em algumas florestas de eucalipto mais secas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Como outros pittas, o pitta arco-íris é um pássaro reservado e tímido. Sua dieta é composta principalmente por insetos, artrópodes e pequenos vertebrados.
Os pares defendem territórios e se reproduzem durante a estação chuvosa, pois é essa época do ano que fornece mais alimento para os filhotes.
A fêmea põe de três a cinco ovos manchados dentro de seu grande ninho abobadado. Ambos os pais defendem o ninho, incubam os ovos e alimentam os filhotes.
Embora a espécie tenha uma pequena distribuição global, é localmente comum e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) avaliou-a como sendo de menor preocupação .
Características da pitta arco-íris
O pitta arco-íris tem 16 a 18 cm de comprimento, e pesa 52–88 g . As fêmeas pesam 67 g, um pouco mais em média do que os machos, que pesam 62 g .
Ele normalmente fica de pé enquanto procura comida ou descansa, com as pernas ligeiramente dobradas e o corpo mantido em um ângulo de 60–70°. Ele se move saltitando.
Sua cabeça, pescoço, peito, flancos e parte superior do ventre são pretos aveludados, suas partes superiores são verde-oliva, e seu ventre inferior e coberturas infracaudais são vermelho escarlate.
As asas são verdes com um brilho dourado e têm uma mancha azul brilhante nas coberturas das asas menores , e as penas de vooe underwing são pretos.
A cauda é verde-oliva com uma base preta e os abrigos da cauda superior às vezes têm uma faixa azul-prateada sobre eles. Tem um bico preto , pernas rosadas, olhos castanhos e uma faixa castanha ao longo de cada lado de sua coroa.
Muitos indivíduos exibem listras escuras características da família pitta, que podem ser em forma de flecha ou listras, no meio das penas da parte superior do corpo; o exame das peles de estudo descobriu que cerca de 60% dos pittas do arco-íris os têm.
Isso varia um pouco regionalmente, já que os pássaros de Darwin não têm nenhum. Exclusivamente na família pitta, as listras não são escuras ou pretas, mas sim da cor de bronze nesta espécie.
A plumagem é essencialmente a mesma para ambos os sexos; as fêmeas podem ter um pouco mais de amarelo-claro nos flancos e um tom ligeiramente diferente de vermelho na parte inferior do ventre, mas essas diferenças não tornam os sexos distinguíveis pela plumagem.
Alimentação do pittas do arco-íris
A dieta do pitta arco-íris é dominada por insetos e suas larvas, outros artrópodes, caracóis e minhocas
Reprodução do pitta arco-íris
O pitta arco-íris é monogâmico durante a época de reprodução, mas não forma laços vitalícios. Um casal pode ficar junto no ano seguinte após o acasalamento, mas é mais provável que encontrem novos parceiros. [9] A reprodução nesta espécie é sazonal, ocorrendo de dezembro a abril.
As primeiras chuvas da estação chuvosa parecem ser o gatilho para a construção dos ninhos, pois a época de reprodução parece estar correlacionada com a disponibilidade de minhocas, uma parte importante da dieta de filhotes e adultos durante esse período.
Um ninho leva cerca de uma semana para ser construído e é construído por ambos os pais. Começa como uma plataforma de galhos, sobre a qual é construída uma cúpula. O ninho fechado é então forrado com casca e folhas antes de um forro final de fibras mais finas, folhas de samambaia e radículas.
Habitat do pitta arco-íris
É encontrado mais comumente em florestas de monção e em matagais adjacentes e matas de galeria, e também ocorre em florestas de eucalipto , florestas de bambu, florestas de casca de papel e arbustos, florestas de Lophostemon e bordas de florestas de mangue (mas nunca nas próprias florestas de mangue).
É encontrado principalmente em florestas fechadas, mas também é encontrado em florestas mais abertas. Às vezes, foi encontrado em plantações de pinheiros introduzidos e até se reproduziu nesse habitat.
Canto do pitta arco-íris
Uma exibição comum é a exibição de reverência, em que as pernas são mantidas retas e o corpo é mantido verticalmente, com o peito quase tocando o chão. Esta exibição só foi observada sendo realizada por homens.
Durante esta exibição, o pitta faz um som de ronronar que não foi ouvido em nenhum outro momento. Essa exibição é territorial e é realizada por vizinhos ao longo dos limites territoriais, exibindo um pássaro após o outro.
A exibição e o ronronar são adaptados para serem notados na penumbra do chão da floresta, mas não tão visíveis a ponto de atrair predadores. A chamada mais comum “teow-whit, teow-whit” ou “choowip-choowip” provavelmente também é territorial.
Distribuição geográfica do pitta arco-íris
O pitta arco-íris é endêmico do Território do Norte e da Austrália Ocidental, e é encontrado desde o nível do mar até 380 m (1.250 pés). É a única espécie de pitta endêmica da Austrália.
No Território do Norte, é encontrado no Top End , de Darwin a leste até a borda da Escarpa de Arnhem . Mais a leste, encontra-se em Groote Eylandt e nas Ilhas Wessel .
Na Austrália Ocidental, é restrito ao litoral de Kimberley , de Walcott Inlet até Middle Osborn Island . Também é encontrado em algumas das ilhas do Arquipélago de Bonaparte .