Redstart de Moussier (Phoenicurus moussieri) é uma ave da família dos Muscicapidae que pertence ao genro dos Phoenicurus.
É o menor redstart de Moussier, com apenas 12 cm de comprimento e 14–15 g de peso. O macho tem uma cabeça preta com uma larga faixa branca correndo acima de cada olho e descendo pela lateral do pescoço.
As partes superiores são pretas, exceto uma mancha branca na asa, e a rica cauda castanha, da qual ele e outros redstarts obtêm seus nomes ( início é uma palavra antiga para cauda ).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
As partes inferiores são de um rico vermelho-alaranjado. A fêmea tem a cabeça e as partes superiores marrom-claras, e as partes inferiores são de um laranja mais claro que o macho, embora geralmente mais vermelhas do que as partes inferiores do redstart comum fêmea semelhante, mas maior .
É nomeado após Jean Moussier , que era um naturalista amador e um cirurgião do exército francês durante as guerras napoleônicas.
É principalmente um insetívoro, muitas vezes se alimentando como um papa-moscas, fazendo ataques aéreos passando por insetos, mas também capturando e até mesmo desenterrando insetos do solo; com menos frequência come pequenas bagas.
O redstart de Moussier tem seu ninho construído em um arbusto ou no chão, e a ninhada geralmente consiste de 3-6 ovos.
Embora sejam principalmente domésticos, alguns têm comportamento migratório limitado, especialmente migração ascendente, passando para níveis mais baixos no inverno.
Indevidos separados chegaram ao norte até a Grã-Bretanha (Dinas Head, Pembrokeshire; abril de 1988), leste até a Grécia e sul até a Mauritânia.
Fotos do redstart de Moussie
Canto do Redstart de Moussier
O canto do macho é uma mistura de sons ásperos e notas doces. A chamada é uma única nota melancólica, vadia.