Rei-do-bosque ( Pheucticus aureoventris ) é uma ave da família dos Cardinalidae que pertence ao gênero dos Pheucticus
O rei-do-bosque tem aproximadamente 22 cm de comprimento e pesa 43,8 a 66,2 gramas . Todas as subespécies, exceto P. a. crissalis são muito semelhantes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O rei-do-bosque é uma ave dos Andes orientais . As subespécies são encontradas assim. Todos, exceto o indicado, são considerados sedentários.
Características do rei-do-bosque
O rei-do-bosque tem aproximadamente 22 cm de comprimento e pesa 43,8 a 66,2 gramas . Todas as subespécies, exceto P. a. crissalis são muito semelhantes.
As partes superiores dos machos são pretas com uma ombreira amarela; as asas fechadas apresentam manchas brancas. O queixo, a garganta e a parte superior do peito também são pretos.
A parte inferior do peito e a barriga são amarelas brilhantes com uma quantidade variável de manchas pretas nas laterais e flancos.
A fêmea é semelhante, mas mais marrom e tem manchas amarelas na parte superior e manchas escuras na parte inferior.
P.a. crissalis difere principalmente por ter o queixo, a garganta e a parte superior do peito amarelos, enquanto as outras subespécies são pretas.
Reprodução do rei-do-bosque
Poucas informações sobre a fenologia reprodutiva do rei-do-bosque foram publicadas. Evidências ou provas de reprodução, como adultos com gônadas aumentadas, ninhos com ovos e um filhote emplumado, foram observados entre novembro e janeiro.
Os ninhos são um copo aberto feito de caules de videira e forrado com fibras finas colocadas até 3 m de altura em um arbusto. O gaio-de-crista-felpudo ( Cyanocorax chrysops ) é um predador frequente no ninho.
Habitat do rei-do-bosque
O rei-do-bosque habita bosques secos a muito secos (esfregados a abertos) e é freqüentemente encontrado em jardins.
Na Venezuela, geralmente varia em altitude de 1.450 a 2.000 m e ocasionalmente até 3.700 m . Na Colômbia é encontrado entre 1.700 e 3.000 m e no Peru principalmente de 1.200 a 3.200 m .
No extremo sul de sua distribuição, pode ser encontrado a uma altitude de até 600 m.
Alimentação do rei-do-bosque
O rei-do-bosque aimenta-se de bagas, sementes, flores e insetos. Geralmente forrageia sozinho ou em pares, mas vários podem se reunir em uma árvore frutífera
Canto do rei-do-bosque
A canção do rei-do-bosque é “uma série rica e melodiosa de notas assobiadas” . Sua chamada é “um ‘keck’ agudo”.