Início » Aves » Violeta-de-vento-branco: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Violeta-de-vento-branco: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

reproducao da violeta-de-vento-branco

Violeta-de-vento-branco ( Colibri serrirostris ) é uma espécie de beija -flor da subfamília Polytminae que pertence ao gênero dos  Colibri

O violeta-de-vento-branco tem 12 a 13 cm. De comprimento e pesa 5,6 a 6,8 g .O violeiro-de-vento-branco é encontrado em uma ampla faixa do sul do Brasil, do leste de Mato Grosso a Goiás , Bahia e Espírito Santo e ao sul de Santa Catarina .

violeta-de-vento-branco
violeta-de-vento-branco

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A época de reprodução da violeta-de-vento-branco ainda não foi totalmente definida, mas em algumas partes do Brasil ela nidifica entre setembro e março.

Características do violeta-de-vento-branco

caracteristicas da violeta-de-vento-branco
caracteristicas da violeta-de-vento-branco

O violeta-de-vento-branco tem 12 a 13 cm. De comprimento e pesa 5,6 a 6,8 g . O macho é principalmente verde brilhante, de um tom mais claro que o de outras orelhas violeta.

Em direção à garupa é verde-amarelo com um brilho azul. A cauda é verde brilhante com uma larga faixa azul-aço perto do final. As coberturas infracaudais são de um branco puro.

A área atrás do olho e cobrindo as orelhas é azul violeta. A fêmea é semelhante ao macho, mas mais pálida e acinzentada. A maxila de ambos os sexos às vezes é serrilhada, o que fornece seu epíteto específico .

Habitat do violeta-de-vento-branco

habitat da violeta-de-vento-branco
habitat da violeta-de-vento-branco

O violeiro-de-vento-branco é encontrado em uma ampla faixa do sul do Brasil, do leste de Mato Grosso a Goiás , Bahia e Espírito Santo e ao sul de Santa Catarina .

Seu alcance se estende para o oeste na Bolívia, no centro do Paraguai e no norte da Argentina até o sul da província de Córdoba .

Habita uma variedade de paisagens semi-abertas, incluindo matagais, savanas, pastagens, jardins e parques. Em altitude, é mais comum entre 1.000 e 1.500 m, mas seu alcance começa no nível do mar e se estende até 3.600 m nos Andes.

Reprodução do violeta-de-vento-branco

reproducao da violeta-de-vento-branco
reproducao da violeta-de-vento-branco

A época de reprodução da cigarrinha-branca ainda não foi totalmente definida, mas em algumas partes do Brasil ela nidifica entre setembro e março.

A fêmea sozinha constrói o ninho, incuba os ovos e cuida dos filhotes. O ninho é uma taça feita de fibras finas e seda de aranha e decorada com líquenes na parte externa.

É colocado em um galho ou em uma bifurcação vertical, normalmente cerca de 1 m acima do solo. O tamanho da ninhada é de dois ovos. O tempo de incubação é de 15 a 16 dias com emplumação de 22 a 25 dias após a eclosão.

Alimentação 

A violeta-de-vento-branco alimenta-se de néctar de uma grande variedade de plantas e árvores com flores. Também captura insetos na asa.

Comportamento 

violeta-de-vento-branco
violeta-de-vento-branco

A violeta-de-vento-branco é principalmente sedentária ou quase; algumas populações fazem migrações curtas. Acredita-se que as aves em altitudes acima da linha das árvores no Brasil se movam para altitudes mais baixas no outono.

Canto da violeta-de-vento-branco

A canção da violeta-de-vento-branco é “um ‘tsilp, tsilp, zip, tsalp, tsalp’ constantemente repetido” que pode continuar por 25 minutos. Sua chamada principal é “uma dura ‘drüg, drüg, drüg, drüg, drüg'”.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.