Coruja-das-torres (Tyto Alba) é uma ave da família dos Tytonidae que pertence ao gênero dos Tyto também conhecida como suindara.
Essa é a espécie de coruja mais amplamente distribuída no mundo e uma das mais difundidas de todas as espécies de aves, sendo encontrada em quase todos os lugares, exceto nas regiões polares e desérticas , na Ásia ao norte do Himalaia , na maior parte Indonésia e algumas ilhas do Pacífico .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A coruja-das-torres foi uma das várias espécies de aves descritas pela primeira vez em 1769 pelo médico tirolês e naturalista Giovanni Antonio Scopoli em seu Anni Historico-Naturales . Ele deu a ela o nome científico Strix Alba .
Características da coruja-das-torre
A coruja-das-torres é uma coruja de tamanho médio, de cor pálida, com asas longas e cauda curta e quadrada. Há uma variação de tamanho considerável entre as subespécies , com um espécime típico medindo cerca de 33 a 39 cm .
De comprimento total, com uma envergadura de cerca de 80 a 95 cm . A massa corporal adulta também é variável com as corujas machos das Galápagos pesando 260 g , enquanto as corujas do Pacífico pesam em média 555 g.
Em geral, as corujas que vivem em pequenas ilhas são menores e mais leves, talvez porque tenham uma maior dependência de presas de insetos e precisem ser mais manobráveis.A forma da cauda é um meio de distinguir a coruja-das-torres das corujas típicasquando visto no ar.
Outras características distintivas são o padrão de voo ondulante e as pernas pendentes e emplumadas. O rosto pálido com formato de coração e olhos negros dá ao pássaro voador uma aparência distinta, como uma máscara plana com fendas oculares oblíquas e grandes, a crista de penas acima do bico lembrando um nariz.
A cabeça e a parte superior do corpo da ave geralmente variam entre marrom claro e algum tom de cinza (especialmente na testa e nas costas) na maioria das subespécies.
Reprodução da coruja-das-torre
Em regiões áridas, como partes da Austrália, a reprodução pode ser irregular e pode ocorrer em períodos úmidos, com o consequente aumento temporário das populações de pequenos mamíferos.
Em climas temperados, as estações de nidificação tornam-se mais distintas; e há algumas estações do ano em que não ocorre postura de ovos. Na Europa e na América do Norte, a maioria dos ninhos ocorre entre março e junho, quando as temperaturas aumentam.
As datas reais de postura variam de acordo com o ano e o local, sendo correlacionadas com a quantidade de habitat de forrageamento rico em presas ao redor do local do ninho.
Um aumento nas populações de roedores geralmente estimula as coruja-das-torres locais a começarem a nidificar; e, consequentemente, duas ninhadas costumam ser criadas em um bom ano, mesmo nas partes mais frias da área de distribuição da coruja.
Habitat da coruja-das-torres
A coruja-das-torre é a espécie de ave terrestre mais difundida no mundo, ocorrendo em todos os continentes, exceto na Antártica.
Seu alcance inclui toda a Europa (exceto Fennoscandia e Malta), a maior parte da África, exceto o Saara, o subcontinente indiano, o sudeste da Ásia, a Austrália, muitas ilhas do Pacífico e as Américas do Norte, Central e do Sul.
Em geral, é considerado sedentário ; e, de fato, muitos indivíduos, tendo fixado residência em um determinado local, permanecem lá mesmo quando melhores áreas de forrageamento próximas estão disponíveis.
Alimentação da coruja-das-torres
A coruja-das-torre alimenta-se de roedores e outros pequenos mamíferos , aves também são levadas, assim como lagartos , anfíbios , peixes , e insetos
Comportamento
Como a maioria das corujas, a coruja-das-torre é noturna , contando com seu agudo senso de audição ao caçar na escuridão total. Muitas vezes, torna-se ativo pouco antes do anoitecer, mas às vezes pode ser visto durante o dia ao se mudar de um local de poleiro para outro.
Na Grã-Bretanha, em várias ilhas do Pacífico e talvez em outros lugares, às vezes caça durante o dia. A caça diurna da coruja pode depender se ela pode evitar ser atacada por outras aves durante esse período.
Na Grã-Bretanha, alguns pássaros continuam a caçar durante o dia – mesmo quando cercados por pássaros como pegas , gralhas e gaivotas de cabeça preta.-possivelmente porque a noite anterior foi úmida, dificultando a caça noturna.