O urutau-pardo (Nyctibius aethereus) é uma ave noturna da família Nyctibiidae e da ordem Nyctibiiformes também conhecido como mãe-da-lua-parda.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie de urutau é encontrado em todos os países da América do Sul continental, exceto Chile e Uruguai.
Subespécies
O urutau-pardo possui três subespécies:
– Nyctibius aethereus aethereus: ocorre do Sudeste do Paraguai até o Sudeste do Brasil e Nordeste da Argentina;
– Nyctibius aethereus chocoensis: ocorre localmente no Oeste da Colômbia, na região de Chocó;
– Nyctibius aethereus longicaudatus: ocorre da região tropical Leste do Equador até o Peru e nas Guianas.
Características do urutau-pardo
O urutau-pardo mede entre 46 e 58 centímetros de comprimento, e pesa entre 280 e 447 gramas, e os sexos são similares, não apresentando dimorfismo sexual aparente.
Além disso, esta espécie é menor do que o urutau-grande e se diferencia destas duas espécies por apresentar a cauda proporcionalmente mais longa e por ser mais pardo na coloração geral.
O urutau-pardo muitas vezes apresenta uma conspícua mancha pálida no ombro e uma proeminente faixa bege ou esbranquiçada na lateral da garganta.
Outra característica distintiva para identificá-los é a presença de pontas de penas de ombro voltadas para cima e élitros.
Essa característica é causada pelos eixos foliares da pena dobrando-se para fora e as farpas se curvando para dentro perto da ponta da pena.
A coroa e nuca com uma coloração marrom-escura, manchada e manchada de bege, com largura marrom-escura ou riscas pretas.
Acima dos olhos há uma região de pequenas penas de formato diferente, semelhantes a cílios. Não tem coleira no pescoço.
O manto, o dorso e a garupa são mosqueados de marrom, marrom e bege claro. Suas penas cobertas são listradas de marrom e marrom escuro com as pontas apontando para cima. As penas supracaudais são marrons com grandes manchas marrons.
A cauda fortemente estratificada é marrom-acinzentada, as penas da cauda são amplamente listradas de marrom escuro; o par central de retrizes é apontado.
As coberturas primárias são marrons ou levemente listradas de marrom. As penas externas menores são marrom escuro, bege, bege claro ou até creme, formando um painel claro distinto sobre os ombros.
Alimentação
O urutau-pardo se alimenta de insetos.
Hábitat
Esta espécie de urutau habita em florestas densas úmidas e possui tem hábitos noturnos, descansa durante o dia nas copas das árvores, acima de 20 m do solo e, ocasionalmente, a pouca altura, sobre mourões de cerca em locais abertos.
Além disso, sob estes locais sobejam restos de suas presas capturadas à noite, usualmente asas de grandes mariposas e élitros de insetos.
Canto do urutau-pardo
Distribuição geográfica
O urutau-pardo pode ser encontrado na Amazônia e Brasil oriental.