O papagaio careca ( Pyrilia aurantiocephala) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae, também conhecido como papagaio-de-cabeça-laranja.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o papagaio careca é encontrado no norte do Brasil, e vive no baixo Tapajós e no rio Teles Pires.
Embora não esteja na lista de espécies ameaçadas de extinção, é considerado muito raro e, portanto, raramente capturado nas florestas.
A espécie ocorre em baixa densidade em uma área limitada da Amazônia, e também habita a copa das árvores, onde, apesar de sua cabeça alaranjada, é difícil enxergar quando não está vocalizando.
Características do papagaio careca
O papagaio careca mede 23 centímetros e apresenta a cabeça seminua, com pele de cor alaranjada e recobertas de penas esparsas negras, amarelas ou esbranquiçadas e, não completamente recobertas de penugem negra assim como a curica-urubu (Pyrrila vulturina).
Além disso, esta espécie de papagaio é conhecida assim, por ter a cabeça sem penas, é uma espécie de ave da família Psittacidae.
Alimentação
O papagaio careca se alimenta de muitas frutas entre elas, podemos citar maçã, banana, pera, mamão e sementes.
Ameaças
O papagaio careca é uma espécie que não está ameaçado de extinção pois a área em que foi encontrado está preservada.
Habitat
Esta espécie de papagaio habita em baixas densidades em uma área restrita da Amazônia e pode ser encontrada nas copas das árvores.
Distribuição geográfica
O papagaio careca pode ser encontrado no baixo Tapajós e possivelmente no baixo Madeira e também no rio Teles Pires, afluente do Tapajós.