O canto da araponga comum é um grito metálico agudo (tééin) que lembra o som de um ferreiro batendo em uma bigorna com um martelo.
Normalmente uma nota é cantada a cada 10 segundos, mas uma sucessão de dezenas de tons por vários segundos.
Seu canto é muito forte, pode ser ouvido a centenas de metros e se comunica facilmente com outras espécies de uma colina a outra.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da araponga comum.
A araponga comum ou araponga esta presente no Brasil, Paraguai e também na Argentina, realiza um som similar ao de um martelo numa bigorna.
Esta espécie é conhecida em todo o Brasil através do seu grito alto e estridente.
Em demais regiões do país, a araponga imita com excelência o trabalho de um ferreiro, primeiramente com uma lima e a seguir com a batida estridente de um martelo sobre a bigorna.
A araponga tem cabeça chata, boca larga e larga e bico curto, os machos adultos são inteiramente brancos
Exceto pelos lados nus da cabeça e da garganta, que são de cor verde jade com cerdas pretas raras; bico preto e pés castanhos, espessura média de 27 centímetros.
A fêmea adulta tem a parte superior verde-oliva com a cabeça cinzenta e a parte inferior amarela com riscas amarelo-esverdeadas e cinzentas.
A garganta é cinza onde se intercalam listras pretas, é menor que o macho. Amarelo cristal.
O filhote se assemelha à fêmea, com cabeça e garganta pretas; substituindo sucessivamente as penas verdes por cinza-esverdeado e branco, este último em partes vermiformes de cinza.
O macho fica completamente branco aos 3 anos de idade.
Classificação cientifica da araponga comum
A araponga (Procnias nudicollis) é uma ave da família cotingidae e do género Procnias, conhecida por guiraponga, araponga comum ferreiro ou ferrador.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Tyranni;
– Parvordem: Tyrannida;
– Família: Cotingidae;
– Subfamília: Cotinginae;
– Espécie: P. nudicollis;
Canto da araponga comum