Ave-do-paraíso-real ( Cicinnurus regius) é uma ave passeriforme da família Paradisaeidae, é uma espécie comum e de ampla distribuição, encontrada nas florestas da Nova Guiné e em ilhas próximas, é o único membro do gênero Cicinnurus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é considerado pela lista de verificação do COI como o único membro do gênero Cicinnurus , embora o gênero Diphyllodes esteja intimamente relacionado e seja classificado como Cicinnurus por muitas outras autoridades.
Características da ave-do-paraíso-real
A ave-do-paraíso-real mede aproximadamente 16-19cm, mas 31cm se as penas centrais da cauda são incluídas.
O macho adulto é de uma cor carmesim metálica que fica levemente alaranjada em certas condições de iluminação, principalmente na cabeça.
O peito tem uma estreita faixa verde escura iridescente com a parte inferior do peito esbranquiçada. Há também penas em forma de leque com ponta verde no ombro usadas no namoro sexual.
As penas abaixo da cauda são marrom-oliva com pontas verdes iridescentes. Suas pernas são pernas roxas.
O bico é amarelo marfim. As fêmeas têm uma cabeça verde-oliva opaca com parte superior e inferior amareladas e pernas roxas.
Reprodução da ave-do-paraíso-real
A reprodução da ave-do-paraíso-real ocorre de março a outubro e o ninho aberto é construído em uma cavidade de árvore, dentro da qual dois ovos são postos, a fêmea constrói o ninho e cuida dos filhotes sem ajuda do macho.
Alimentação
A ave-do-paraíso-real se alimenta de frutas e artrópodes.
Fotos da ave-do-paraíso-real
Estado de conservação
A espécie foi avaliada provisoriamente como em declínio devido à perda de habitat e à caça.
No entanto, por ser uma espécie difundida e abundante em todo o seu território, a ave-do-paraíso real é classificada como uma espécie de menor preocupação na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.[9] Está listado no Apêndice II da CITES.