Início » Pássaros Exóticos » Ave-do-paraíso-de-stephanie: origem, características, cortejo, reprodução e alimentação

Ave-do-paraíso-de-stephanie: origem, características, cortejo, reprodução e alimentação

ave-do-paraiso-de-stephanie

Ave-do-paraíso-de-stephanie (Astrapia stephaniae)  é uma espécie de ave da família Paradisaeidae também conhecida como astrápia-de-estefânia e astrápia-princesa.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie

Além disso, assim como outras espécies de aves-do-paraíso, os machos são polígamos. 

A ave-do-paraíso-de-stephanie é uma espécie comum em toda a sua extensão, e por isso  está listada como pouco preocupante na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Origem

ave-do-paraíso-de-stephanie é uma espécie  nativa das florestas alpinas da Nova Guiné e foi descrita pela primeira vez por Carl Hunstein em 1884.

Características da ave-do-paraíso-de-stephanie

caracteristicas da ave-do-paraiso-de-stephanie
caracteristicas da ave-do-paraiso-de-stephanie

ave-do-paraíso-de-stephanie  é uma distinta e extremamente inconfundível, os machos desta espécie atingem cerca de 84 cm de comprimento, e uma parte considerável de seu comprimento vem das longas penas pretas da cauda, que medem aproximadamente 47 cm.

Além disso, a cabeça do macho é de um azul-esverdeado iridescente, sombreando para um azul índigo nas costas, e a garganta até a parte superior do peito é de um  iridescente a azul-esverdeado.

A barriga é vermelho-cobre iridescente, opaco a preto (dependendo do ângulo de visão).

As partes superiores do dorso são verde-claras opacas, mas podem parecer acastanhadas ou pretas, dependendo da exposição à luz solar.

As asas são pretas com um tom púrpura visível, as coberturas são de um tom mais claro de preto.

Cortejo e reprodução da ave-do-paraíso-de-stephanie

O período de reprodução da ave-do-paraíso-de-stephanie normalmente ocorre de maio a julho, embora a reprodução seja viável durante todo o ano.

Além disso, os machos são políginas, exibindo comportamento de lekking, e os machos atraem fêmeas para seus poleiros de exibição.

Até cinco pássaros podem ser exibidos ao mesmo tempo, embora três seja mais comum. A exibição consiste em machos pulando de um poleiro para outro, trocando de lugar e perseguindo a fêmea.

A fêmea, como a maioria das outras espécies de ave-do-paraíso, cuida sozinha do ninho e dos filhotes.

Fotos da ave-do-paraíso-de-stephanie

ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie
ave-do-paraiso-de-stephanie

Alimentação

ave-do-paraíso-de-stephanie é frugívora, e se alimenta particularmente das plantas do gênero Schefflera, e as presas registradas incluem sapos, insetos, aranhas e algumas espécies de lagartos.

Além disso, as aves normalmente se alimentam sozinhas, ocasionalmente associando-se em bandos mistos a outros paradisaeídeos, como o bico-de-foice-castanho e outras espécies de aves.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.