Existem vários tipos de aves do paraíso hoje iremos abordar somente as mais conhecidas. Além disso, as aves-do-paraíso são membros da família Paradisaeidae da ordem Passeriformes, e a maior parte das espécies são encontradas na Papua Nova Guiné e Australia oriental.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de aves do paraíso e como diferenciar cada espécie.
A característica mais marcante das aves-do-paraíso é a exuberante plumagem dos machos de espécies sexualmente dismórficas (a maioria), particularmente a plumagem muito alongada e elaborada que se estende desde o bico, asas, cauda ou cabeça.
Na maior parte, eles habitam florestas tropicais, e a dieta de todas as espécies é dominada por frutas e, em menor escala, por artrópodes.
Aves do Paraíso exibem uma variedade de sistemas de reprodução que vão desde a monogamia até a poligamia do tipo Lek. usado para classificar uma seleção de aves distribuídas em 39 diferentes espécies tropicais encontradas em países como Indonésia, Papua Nova Guiné e leste da Austrália.
Eles são conhecidos por terem algumas das plumagens mais bonitas do mundo, além de rituais incrivelmente elaborados para atrair parceiros.
O processo de seleção natural, que envolve as características das espécies mais bem dotadas e sofisticadas, é repassado aos seus descendentes, e assim ocorre sua evolução.
Tipos de aves do paraíso mais conhecidos
Ave do paraíso de doze fios
A ave do paraiso de doze fios ( Seleucidis melanoleucus ) é o único representante do gênero Seleucidis.
Além disso, este tipo de ave do paraíso é pântano de várzea e floresta secundária com o bico bastante longo e curvo, olhos vermelhos e pernas rosadas.
A ave do paraiso de doze fios é uma ave-do-paraíso de tamanho médio, aproximadamente 33 cm de comprimento, preta aveludada e amarela.
Com relação ao macho tem uma íris vermelha, longo bico preto e ricas plumas amarelas ao longo de seus flancos, e da parte de trás dessas plumas emergem doze filamentos pretos semelhantes a fios, que se dobram para trás perto de suas bases para varrer a frente sobre os quartos traseiros da ave.
Já a fêmea é um pássaro marrom com partes inferiores amareladas com barras pretas e seus pés são fortes, com garras grandes e de cor rosa.
Ave-do-paraíso-de-stephanie
A ave-do-paraíso-de-stephanie (Astrapia stephaniae) é também conhecida como astrápia-de-estefânia e astrápia-princesa.
Este tipo de ave do paraíso é uma distinta e extremamente inconfundível, os machos desta espécie atingem cerca de 84 cm de comprimento, e uma parte considerável de seu comprimento vem das longas penas pretas da cauda, que medem aproximadamente 47 cm.
Além disso, a cabeça do macho é de um azul-esverdeado iridescente, sombreando para um azul índigo nas costas, e a garganta até a parte superior do peito é de um iridescente a azul-esverdeado.
A ave-do-paraíso-de-stephanie tem a barriga é vermelho-cobre iridescente, opaco a preto (dependendo do ângulo de visão).
Ave-do-paraíso-real
A ave-do-paraíso-real ( Cicinnurus regius) é uma espécie comum e de ampla distribuição, encontrada nas florestas da Nova Guiné e em ilhas próximas, é o único membro do gênero Cicinnurus.
A ave-do-paraíso-real mede aproximadamente 16-19cm, mas 31cm se as penas centrais da cauda são incluídas.
O macho adulto é de uma cor carmesim metálica que fica levemente alaranjada em certas condições de iluminação, principalmente na cabeça.
O peito tem uma estreita faixa verde escura iridescente com a parte inferior do peito esbranquiçada. Há também penas em forma de leque com ponta verde no ombro usadas no namoro sexual.
As penas abaixo da cauda são marrom-oliva com pontas verdes iridescentes. Suas pernas são pernas roxas.
O bico é amarelo marfim, as fêmeas têm uma cabeça verde-oliva opaca com parte superior e inferior amareladas e pernas roxas.
Ave-do-paraíso de Wilson
A ave-do-paraíso de Wilson (Cicinnurus respublica) é uma espécie de ave que só pode ser encontrada nas ilhas Raja Ampat na Indonésia e nas colinas e florestas baixas.
A ave-do-paraíso de Wilson é bastante pequena, os machos podem atingir um comprimento de 16 centímetros e um peso de 53–67 g.
Embora as fêmeas possam atingir um comprimento de 16 cm, elas pesam de 52 a 60 g, o macho é uma ave-do-paraíso vermelha e preta com uma pelagem amarela no pescoço, boca verde-clara, pés azul-claros e duas penas da cauda roxas curvas.
A cabeça deste tipo de ave do paraíso é azul nude com um padrão cruzado duplo preto, a fêmea é um pássaro bronzeado com uma coroa azul nua.
No campo, a pele nua azul na coroa da cabeça da ave é tão vívida que é claramente visível à noite; o dorso escarlate profundo e o peito verde aveludado são exuberantes, a cauda encaracolada brilha com prata brilhante.
Magnífica ave-do-paraíso
A magnífica ave-do-paraíso (Cicinnurus magnificus) é uma espécie de ave conhecida como ave-do-paraíso. Além disso, esta é uma ave de tamanho médio do sopé e da floresta de baixa altitude.
Estas aves possui penas da cauda longas, achatadas e encaracoladas refletem o azul, a fêmea é marrom na parte superior e barrada na parte inferior e o macho é inconfundível.
Com relação ao canto desta ave é uma série de joo notas, um sonoro jip ou raspas ásperas.
Esta ave pode atinge cerca de 26–26,5 cm de comprimento total, embora o corpo tenha cerca de 19 cm.
Além disso, o macho tem lindas asas amarelo-douradas, que são sobrepostas por um manto, ou capa , cor de enxofre, que desviam do branco um brilho esbranquiçado, com penas vermelho-escuras contornadas de preto sob a capa que formam um semicírculo sobre as asas; também há penas amarronzadas desalinhadas nas laterais da capa.
Soberba ave-do-paraíso
A soberba ave-do-paraíso (Lophorina superba) é uma espécie de ave exótica conhecido também como loforina maior, ave-do-paraíso soberba ou ave-do-paraíso soberba maior.
A soberba ave-do-paraíso é uma ave pequena, com aproximadamente 26 cm de comprimento, o macho é preto com uma coroa verde iridescente, cobertura do peito verde-azulada e uma longa capa erétil preta aveludada cobrindo as costas.
Com relação a fêmea é uma ave marrom-avermelhada com amarelo barrado abaixo, o jovem é semelhante à fêmea.
Ave-do-paraíso
A ave-do-paraíso (Paradisaea apoda) é o maior pássaro do paraíso da ordem Passeriformes, conhecido também como a grande ave-do-paraíso.
Além disso, este é um pássaro que ofusca outros pássaros com sua bela plumagem e espetaculares exibições de cortejo.
As suas lindas cores e plumas fantásticas deram origem a histórias incríveis de suas origens e hábitos, e a frase malaia para os pássaros se traduz em pássaros dos deuses.
Nenhum outro grupo de aves é tão bonito ou tão rico em variedade de plumagem e comportamento como a ave-do-paraíso.
Elas são geralmente pássaros pesados e bastante robusto, mas existem muitas espécies, cada uma com suas próprias cores e aparência únicas.
Parótia-ocidental
A parótia-ocidental ( Parotia sefilata ) é uma espécie de ave-do-paraíso da família Paradisaeidae conhecida também como parótia-de-vogelkop.
Este tipo de ave do paraíso é uma ave de tamanho médio, atingindo aproximadamente 33 cm de comprimento, assim como as outras aves do paraíso, a parotia ocidental é sexualmente dimórfica.
Os machos da espécie têm plumagem preta aveludada com um escudo amarelo-esverdeado iridescente no peito, na parte frontal da cabeça há um triângulo de penas prateadas ligeiramente alongadas e pontiagudas.
Erguendo-se acima e atrás de cada olho estão três penas longas, eréteis e semelhantes a fios com pontas de espátula menores.
Como a maioria dos membros da família, a parótia-ocidental fêmea não tem adornos e tem plumagem marrom.
Astrápia-cauda-de-fita
A astrápia-cauda-de-fita (Astrapia mayeri) é um ave exótica da família Paradisaeidae conhecida também como ave-do-paraíso-de-fitas.
A astrápia-cauda-de-fita é distribuída e endêmica das florestas subalpinas na parte ocidental das terras altas e centrais de Papua-Nova Guiné.
No entanto, como muitas outras aves-do-paraíso ornamentais, o macho é polígamo, além de ser uma descoberta mais recentemente.
Este tipo de ave do paraíso é uma ave de porte médio e pode medir ate 32 cm de comprimento sem incluir a cauda.
Já o tamanho da cauda do macho, que pode ter mais de 1 metro e os machos de astrapia possui geralmente cerca de 125 cm, enquanto as fêmeas têm cerca de 35 cm.
Com relação ao corpo dos machos é preto aveludado e tem uma plumagem iridescente verde oliva-bronze, e é adornado com uma pluma ornamental acima de seu bico e duas penas brancas extremamente longas em forma de fita na cauda.