Como criar papagaio-verdadeiro é um ave falante e de penas coloridas é uma boa companhia, mas só pode ser criada com autorização das autoridades ambientais do país.
O papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) é certamente um dos mais importantes representantes da abundância da floresta amazônica, que reúne com sua fauna e flora os contrastes de cores característicos das regiões tropicais.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar o papagaio-verdadeiro
Na plumagem, a ave traz tons verdes claros na maior parte do corpo; vermelho-azulado na testa e bochecha; contornos vermelhos e amarelos nos ombros; e azul escuro nas asas.
Autorização para criar o papagaio-verdadeiro
Obtenha licenças de manuseio antes de comprar papagaio-verdadeiro. Forme um grupo obtendo amostras já em pares dos documentos legais que o novo criador deve solicitar ao órgão estadual de bem-estar animal. As aves também podem ser obtidas legalmente e gratuitamente nos centros de triagem e inspeção.
Você pode adquirir um ou mais papagaios ou qualquer outro animal da fauna brasileira, de um criador comercial devidamente registrado no IBAMA, exigindo a nota fiscal do animal.
Ambiente para a criação
Mais especificamente, é indicado o tipo de antena, que fica a 1 metro do solo e impede o acesso de roedores. O primeiro andar também é possível com piso de cimento.
As instalações devem ter 2 metros de comprimento, 1,5 metros de altura e 1 metro de largura por par, com espaço suficiente para as asas abrirem e as aves se movimentarem.
Podem ser de metal ou madeira, malha de aço ou arame soldado, arame bitola 12 e malha de 2-3 cm. Eles devem ser cobertos na área de alimentação e nidificação e abertos com tela de proteção nas áreas de beber e brincar. Divida as áreas de descanso em ambos os lados.
Alimentação do papagaio-verdadeiro
O papagaio-verdadeiro tem sua alimentação baseada em nutrição industrial balanceada com adição de frutas, nozes, grãos, sementes, tubérculos e insetos, além de ovos cozidos. A dosagem de alimentos e suplementos é essencial para evitar que as aves ganhem peso.
Cuidados na criação do papagaio-verdadeiro
Devem evitar que as aves entrem em contato com seus excrementos e restos de comida, que podem contaminá-los com fungos e bactérias. Limpe diariamente o interior do local, trocando o material usado para cobrir a área do ninho.
Lave as louças e bebidas uma vez por semana com sabão neutro e enxágue bem. Desinfete os viveiros uma vez por mês com produtos especiais para aves. Vermifugue as aves a cada seis meses.
Reprodução do papagaio-verde
Somente a partir dos cinco anos e geralmente em setembro-fevereiro. Em 2-29 dias, a fêmea incuba naturalmente 3-5 ovos brancos por ninhada e o macho é monogâmico.
Após 60 dias de vida, os filhotes abandonam o ninho. Para criação de aves domesticadas recomenda-se a incubação artificial, que é um investimento maior, porém oferece maior produtividade, cada criador consegue mais de dez filhotes por ano.
Valor do papagaio-verdadeiro
O preço de um papagaio real legalizado fica entre R$ 3.000 e R$ 4.000 em reais. Então, se você encontrar alguém vendendo esse animal por menos de 3 mil reais, cuidado porque muito provavelmente não é legal!
E se o papagaio certo não for legalizado, o dono deve fazer uma adoção voluntária no Ibama para evitar problemas futuros.