Criar bigodinho é uma boa opção para quem procura um animal de estimação e companheiro, cantador, além de uma beleza exótica.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar bigodinho.
Além disso, o pássaro bigodinho pertence a família Thraupidae e popularmente é chamado em algumas regiões como bigode, papa-capim, bigorrilho, estrelinha ou cigarrinha.
Autorização do IBAMA
Um ponto importante quando for criar bigodinho é verificar a autorização, no Brasil essa autorização só pode ser feita com IBAMA.
Além disso, para aves adquiridas de criadores comerciais, deverá ser solicitada a nota fiscal contendo seu CPF, o Documento de Registro IBAMA das aves e o Número de Registro de Empresa Comercializadora IBAMA.
Alimentação adequada para o bigodinho
A alimentação adequada do bigodinho é composta basicamente por sementes como alpiste, painço amarelo, painço verde, painço vermelho, painço branco, senha e niger.
O bigodinho também gosta de comer verduras e legumes como chicória, almeirão, couve, pepino, milho verde e jiló.
Além disso, existem diversas misturas de sementes prontas para canários a venda em lojas de produtos para animais, você pode usá-las tranquilamente para seu bigodinho.
Doenças comuns e cuidados com bigodinho
Uma doença bastante comum entre os bigodinhos é o pássaro ficar com olho fechado é todo encorujado, neste caso, o correto é imediatamente levar sua ave a um veterinário, pois isso pode ser peito seco, ou outro problema que causa isso, fato do pássaro ficar encorujado.
Cuidados básicos ao criar bigodinho
Alguns cuidados com as aves devem ser realizados diariamente, por exemplo, trocar a água e limpar o tanque.
Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar mofo dos restos de comida, muitos pássaros adoram tomar banho e esta prática é boa para a saúde dos animais.
Recomenda-se, portanto, deixar uma banheira pronta, sempre com água limpa, para que possa se refrescar.
O bigodinho gosta muito de tomar banho, mesmo no frio. Além disso, o bigodinho não costuma ser de difícil propagação, seja em aviários ou em gaiolas.
No caso de aviários, basta montar o casal durante a época de reprodução para que possam nidificar e acasalar.
Como gaiolas, as gaiolas de metal são preferíveis porque são mais fáceis de limpar e desinfetar regularmente.
Quando as versões de madeira possuem muitas lacunas, o que facilita a reprodução de insetos e parasitas, o ideal é criar em gaiolas metálicas grandes, se possível.
Preço do bigodinho
Em média o preço do bigodinho chega a custar de R$ 800,00 a R$ 1.000,00.