Antes de criar ema é importante saber que esta é uma ave dócil e de rápido crescimento, e de criação rentável produzindo ovos, carnes, plumas, couros e outros subprodutos.
Além disso, a ema pode obter ovos nutritivos e carne vermelha com muito ferro e pouco colesterol para alimentação.
Com relação ao couro é destinado à fabricação de vestuário e acessórios de moda, como bolsas e cintos, enquanto as penas servem tanto para espanadores, sobretudo para limpeza de componentes na indústria eletrônica e automobilística, devido à sua propriedade antiestática, quanto para uso em adornos de fantasias, em especial em época de Carnaval.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar ema e tirar todas as suas duvidas.
Permissão para criar ema
Por ser uma ave silvestre, é muito importante que você obtenha a autorização dos órgãos competentes para iniciar sua criação.
Para isso é necessário que seja elaborado um projeto por um profissional especializado, além de ser necessário coletar todos os documentação, tudo isso deve ser encaminhado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente mais próxima de você.
A partir desse protocolo, você pode obter a licença de criação comercial e só então iniciar a criação.
Como criar ema
Antes de criar ema é preciso conseguir autorização para criação desta ave, e só pode ser feito e aprovado o projeto, a dica é que você comece com animais adultos, para que não tenha que, já no começo, investir em estruturas de incubação e berçário, por exemplo.
Ambiente
Com relação ao espaço desta ave deve ser plano e extenso, isso porque a ema se alimenta de gramíneas e leguminosas, por isso, escolha um local amplo e que tenha alimento à vontade para esses animais.
Estrutura para criação de ema
O local deve ser cercado por tela de arame com aberturas menores que o pescoço dos animais, para que não corram o risco de se enforcar acidentalmente caso tentem fugir, um bebedouro e comedouro também devem ser construídos em um local cimentado.
Alimentação da ema
A alimentação deve ser basicamente um alimento específico para avestruzes, que pode ser complementado com leguminosas, minhocas, insetos e alguns roedores.
Cuidados adequados ao criar ema
Um cuidado indispensável ao criar ema é dar quatro doses de vermífugos, uma por ano com intervalos regulares de três meses.
Reprodução das emas em viveiro
A partir do 24º mês as emas atingem a maturidade sexual e podem começar a se reproduzir. Eles geralmente põem de 20 a 30 ovos por ciclo, mas nem todos são usados.
O ideal é começar a procriar com um macho e duas fêmeas, o investimento inicial é de aproximadamente R$ 11.000 e o retorno começa desde o início do período de reprodução.