O aracuã-escamoso (Ortalis squamata) é uma ave da ordem Galliformes, da família Cracidae, também conhecido como aranguá e jacuiquira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta é uma espécies de ave galiforme que habita florestas no sul do Brasil.
Características do aracuã-escamoso
O aracuã-escamoso mede cerca de 50 centímetros de comprimento e pesa entre 498 e 620 gramas, sendo o macho mais pesado que a fêmea.
A sua plumagem predominantemente marrom, a nuca, o dorso e as asas são castanho-avermelhados.
A região facial ao redor do bico é desprovida de penas e possui pele escura, acima de seus olhos castanhos escuros há uma fina sobrancelha branca.
A garganta está nua com uma pequena barbela vermelha, o peito tem penas escuras com bordas brancas, dando-lhe o aspecto escamoso.
A região ventral é mais acinzentada que sua parente, a espécie aracuã-pintado, a barriga é esbranquiçada, menos escamosa que o peito, e o cresus é marrom, o bico tem uma ligeira curvatura e é cinza azulado, os tarsos e os pés são cinza esverdeados.
Alimentação
Alimenta-se de folhas como maracujá e amora e frutas como mamão, banana e abacate, e também visto alimentando-se de grãos de milho picados tratados para aves.
Hábitos
Esta espécie tem o habito de cantar em grupos principalmente pela manhã e final da tarde, a vocalização é semelhante ao canto de Aracuã, com voz rouca que deu origem ao seu nome.
Frequentemente visita locais de alimentação de frutas e grãos próximos a casas e espaços abertos. Ele caminha pelo chão em busca de grãos e, portanto, visita independentemente os alojamentos dos pássaros em cativeiro.
Habitat
O aracuã-escamoso pode habitat em florestas, restingas arbóreas e jardins arborizados.
Canto do aracuã-escamoso
O canto do macho é mais grave que o da fêmea, em algumas regiões a canção do macho é cantada como quero matar e a fêmea canta como quero casar.
Esta espécie vive em bando, e canta no final da tarde e pela manhã.
Distribuição geográfica
O aracuã-escamoso pode ser encontrado do sul do Rio Grande do Sul até o norte de São Paulo.