Início » Aves » Ganso-bravo: espécies, características, reprodução, hábitos, alimentação e habitat

Ganso-bravo: espécies, características, reprodução, hábitos, alimentação e habitat

ganso-bravo

Ganso-bravo (Anser anser) é uma ave da família Anatidae conhecida como ganso-comum-ocidental.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

ganso-bravo
ganso-bravo

Esta ave é muito peculiar no seu comportamento porque embora não seja um cão, tem qualidades de sentinela e tem sido utilizada em guerras por todo o mundo como sinal de alerta quando os inimigos se aproximam.

É também um animal muito ordeiro, pois anda em fila ou em fila com outros espécimes.

É relativamente comum em lagos e zonas húmidas, incluindo parques urbanos, no centro-norte da Europa, as populações desta espécie estão aumentando. 

É a única espécie de ganso cinzento que se espera na maior parte da Europa no verão e às vezes é menos tímido do que outros gansos selvagens. 

É volumoso, com base cinza-acastanhada, bico grande laranja-rosado e pernas rosadas. Em vôo, uma grande área cinza claro é visível na borda dianteira da asa superior, coberturas pálidas abaixo das asas e uma larga faixa branca na cauda. 

Em comparação com outros gansos, eles diferem desta espécie em detalhes na cor e marcações do bico, nas marcações da cabeça e pescoço e na parte inferior escura das asas.

Subespécies

– Anser anser rubrirostris;
– Ganso doméstico (Anser anser anser);
– Ganso doméstico (Anser anser domesticus);

Características do ganso-bravo 

caracteristicas do ganso-bravo
caracteristicas do ganso-bravo

Pode crescer entre 74 e 91 centímetros de comprimento e atingir até 180 centímetros com as asas abertas.

Pesa entre dois e quatro quilos e, como em muitas espécies, os machos são sempre maiores que as fêmeas.

A cor de sua plumagem é cinza, com asas, cabeça e pescoço de um tom mais escuro diferente das demais do corpo é mais clara.

Linhas brancas são claramente marcadas nas costas ao longo das bordas, é estranho que eles nasçam marrons, mas isso muda conforme eles se desenvolvem.

Embora não seja uma ave muito comum de se ter como animal de estimação, saiba que ela vive se você olhar para ela decidir comprar em média 17 anos, muito tempo mais do que muitos cachorros.

Reprodução do ganso-bravo

reproducao do ganso-bravo
reproducao do ganso-bravo

O ganso-bravo se reproduz de abril a maio e o ninho é construído no solo ou nas árvores, a postura é normalmente de 4 a 6 ovos, que são incubados durante 27 a 28 dias.

Além disso, esta espécie de ganso é um defensor da propriedade e, apesar de ser uma ave, faz frente a qualquer intruso que apareça, independentemente do seu tamanho.

Alimentação

Esta espécie se alimenta arrancando ervas e brotos do solo; às vezes, se alimenta de insetos; e escava procurando raízes.

Habitat

ganso-bravo habita em lagoas, lagos, estuários e campos de cultivo.

Conservação da espécie

Esta espécie de ganso se encontra na listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de Quase Ameaçado.

Fotos do ganso-bravo

ganso-bravo
ganso-bravo
ganso-bravo
ganso-bravo
ganso-bravo
ganso-bravo
v
ganso-bravo

Distribuição geografica

Encontra-se em quase toda a Europa, em zonas húmidas, por vezes pantanosas, em muitos casos, os indivíduos introduzidos são naturalizados e se tornam residentes, perdendo assim seu caráter selvagem.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.