A cacatua de ventre vermelho (Cacatua haematuropygia) é uma ave da família dos Cacatuidae que pertence ao gênero cacatua.
É endêmica nas Filipinas , embora pressionada por várias degradações ambientais e comércio ilegal de animais de estimação.
A população da cacatua filipina está crescendo de alguma forma devido à Organização Katala . penas ao redor da abertura. Está ameaçada pela perda de habitat e pelacomércio de pássaros de gaiola .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da cacatua de ventre vermelho
A plumagem é toda branca com coberturas infracaudais vermelhas com pontas brancas, infracaudal amarelada e asas inferiores amarelas pálidas.
Tem 12 polegadas (30 cm) de comprimento e 8,6 polegadas (22 cm) de envergadura. Pode se empoleirar em pequenas ilhotas ou em manguezais e forragear em áreas mais abertas, incluindo campos agrícolas.
Principalmente branco com uma bochecha amarelada pálida, infracaudal , e sob as asas e uma mancha vermelha sob a base da cauda.
Observe o bico pálido e a pele branca nua ao redor do olho. A crista oculta geralmente é mantida plana. Inconfundível. A voz inclui vários guinchos nasais ou ásperos.
A cacatua de ventre vermelha emite um balido característico, bem como guinchos ou assobios comuns à maioria das cacatuas. É mais silencioso do que a maioria das cacatuas e muito mais silencioso do que a cacatua guarda-chuva ou a cacatua das Molucas .
Habitat da cacatua de ventre vermelho
Parece estar restrita a florestas primárias e/ou secundárias de baixa altitude predominantemente abaixo de 50 m, em áreas ribeirinhas ou costeiras com manguezais ou adjacentes a elas.
A Lista Vermelha da IUCN avaliou esta ave como criticamente ameaçada com uma estimativa de 430 a 750 indivíduos adultos.
As cacatuas-de-vento-vermelho eram anteriormente amplamente distribuídas em todas as ilhas maiores e muitas menores das Filipinas, excluindo o norte e o centro de Luzon.
Reprodução da cacatua de ventre vermelho
Eles nidificam nas cavidades de árvores gigantes, a uma altura de 30 a 40 M. A fêmea põe ovos em um intervalo de três dias. A embreagem contém 2-3 ovos.
Os ovos são incubados por ambos os pais. A eclosão começa com o segundo ovo e dura 24-28 dias. Com 60 dias de idade, os filhotes voam para fora do ninho.
Alimentação da cacatua de ventre vermelho
A cacatua de ventre vermelho alimenta-se de frutas, flores, brotos de folhas, bagas e provavelmente também insetos e suas larvas.
Fotos da cacatua de ventre vermelho
Estado de conservação da cacatua de ventre vermelho
Até 1880, a população local usava carne de papagaio como alimento. Nos últimos 10 a 15 anos, a população diminuiu de 60 a 90%. Supõe-se que no início de 1990, 1-4 mil indivíduos permaneciam na natureza.
Listado no Livro Vermelho Internacional . Agora existem programas para sua proteção, controle de captura, derrubada de manguezais, controle do território que ocupa.