O colegial (Lessonia rufa) é uma espécie de ave da família Tyrannidae, considerada uma espécie monotípica com seu congênere dos Andes, Lessonia oreas.
Além disso, esse gênero é considerado através de caracteres morfológicos externos e internos aparentado às marias-preta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do colegial
O colegial é uma ave de pequeno porte irrequieta e confiada, mede 11 centímetros de comprimento e pesa em média 13 gramas.
O macho tem plumagem preta exuberante com dorso laranja, enquanto a fêmea é mais discreta, com plumagem bronzeada, garupa preta e dorso de tons mais opacos que o macho.
O juvenil também é marrom com listras esbranquiçadas e tons mais suaves de laranja e preto. Como a maioria dos Fluvicolinae, não possui canto desenvolvido e emite apenas chamados graves.
Reprodução do colegial
O colegial nidifica no solo entre a vegetação, o ninho é uma taça pequena construída com fibras e internamente penas.
Esta espécie põe três ovos de cor creme com pintas castanhas e vermelhas, no Chile, foram listados alguns predadores potenciais de ninhos de aves que nidificam no solo, como o colegial.
Entre os predadores estão espécies exóticas como o javali, cães, gatos e vison-americano e espécies nativas como alguns roedores, raposas e o chimango.
Hábitat
Esta espécie habita em ambientes abertos com gramíneas curtas e nas proximidades d’água doce, como em regiões costeiras, salinas, complexos lagunares e campos de vegetação nativa e antrópica.
Alimentação
Esta ave procura insetos de pequeno porte no solo ou nos galhos baixos para se alimentar.
Fotos do colegial
Distribuição geográfica
O colegial pode ser encontrada nos seguintes países na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Ilhas Malvinas, Paraguai, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e Uruguai.