Início » Aves » Mergulhão-pequeno: características, reprodução, alimentação, habitat e canto

Mergulhão-pequeno: características, reprodução, alimentação, habitat e canto

habitat do mergulhao-pequeno

Mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis) é uma espécie de ave aquática da família Podicipedidae do genro Tachybaptus.

Esta ave é o menor membro da família dos mergulhões , daí seu nome (que o compara ao tamanho ou cor de uma castanha 1 , 2 ) e seu sinônimo vernacular mergulhão menor .

mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

É também o único mergulhão na Europa que põe regularmente duas vezes por ano 3 . Aves discretas, eles se instalam em qualquer lago, lagoa, lagoa ou pântano com vegetação bastante densa em suas margens.

Características do mergulhão-pequeno

caracteristicas do mergulhao-pequeno
caracteristicas do mergulhao-pequeno

Estas aves aquáticas fazem parte da família dos podicipedidae , família que inclui os mergulhões, e embora aquaculturais, estas aves não se aproximam muito dos anatídeos , ou seja a família que inclui notavelmente dentro de si os gansos, patos ou cisnes .

No verão, sua plumagem é muito escura, quase preta (principalmente no queixo), mas apresenta manchas castanhas na garganta, bochechas e laterais do pescoço.

No inverno, a plumagem é mais opaca; o dorso assume uma cor marrom-acinzentada suja, a garupa é quase branca, assim como a parte inferior do corpo.

Os filhotes são cobertos de penugem cinza, o bico é amarelo e apresentam listras amareladas a avermelhadas na cabeça, pescoço e costas.

Não existe dimorfismo sexual nesta espécie (excepto em algumas medidas, bico em particular), pelo que é muito difícil distinguir machos e fêmeas.

É uma pequena ave aquática de 21 a 29 cm e envergadura de 40 a 45 cm , para um peso que varia de 100 a 275 g . Outras características biométricas significativas são asa dobrada de 93 a 104 mm , bico de 18 a 21 mm (macho) ou 16 a 18 mm (fêmea) e tarso de 34 a 39 mm .

Reprodução do mergulhão-pequeno

reproducao do mergulhao-pequeno
reproducao do mergulhao-pequeno

Pares, aparentemente monogâmicos , formam-se no outono e inverno dentro de grupos. Assim, eles geralmente se estabelecem quando as aves chegam aos locais de nidificação. Um território é rapidamente delimitado pelo casal.

Como todos os mergulhões, esta ave nidifica à beira da água, entre juncos e juncos esparsos, por vezes mesmo ao ar livre em determinados locais (pedras e lagoas).

O ninho flutuante é formado por plantas aquáticas, algas, galhos e juncos mais ou menos decompostos , presos a plantas submersas. é construído por ambos os parceiros.

A fêmea põe de abril (às vezes no final de março) a julho de 4 a 7 (em regiões temperadas, mas 2 a 4 em Madagascar) ovos esbranquiçados bastante brilhantes que ficará marrom ao entrar em contato com vegetação em decomposição .

Habitat do mergulhão-pequeno

habitat do mergulhao-pequeno
habitat do mergulhao-pequeno

O mergulhão pequeno  se instalará em qualquer lago, lagoa, lagoa ou pântano com vegetação bastante densa em suas margens.

Além disso, pode se reproduzir em lagoas em parques públicos em grandes cidades como Londres , Amsterdã e Paris (la Courneuve ), ou em poços de cascalho inundados ou valas largas, reservatórios, até mesmo em baías ou estuários costeiros protegidos .

É, no entanto, mais tímido e mais difícil de observar do que o grande mergulhão- de-crista , e a sua presença pode facilmente passar despercebida.

Um grande número de visitantes de inverno freqüenta as águas abertas de lagos e riachos. Eles também são encontrados em água salobra ou salgada em estuários, golfos, lagoas e portos. Os corpos de água urbanos também são usados.

Alimentação do mergulhão-pequeno

O mergulhão pequeno tem uma dieta principalmente insetívora composta por larvas e adultos de insetos aquáticos como libélulas , efeméridas , pérolas , caddisflies , besouros , giros

Canto do mergulhão pequeno

canto do mergulhao-pequeno
canto do mergulhao-pequeno

A presença do mergulhão pequeno  é muitas vezes revelada durante a época de reprodução por seus trinados sonoros levemente relinchados emitidos durante a época de nidificação e por seus chamados (bii-iip).

Esta ave também produz chilreios e ruídos um tanto metálicos (uit-uit). Canta principalmente de março até o final de julho, durante a época de reprodução. Mais silencioso no inverno, porém pode ser ouvido em dias ensolarados.

Fotos do mergulhão-pequeno

mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno
mergulhao-pequeno

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.