O gaio-azul ( Cyanocitta cristata ) é um pássaro que pertence à família das Corvidae que se originam na América do Norte, ele não está diretamente relacionado a outros tipos de gralhas, é um pássaro muito inteligente, adapta-se facilmente a situações diferentes e tem um comportamento agressivo quando se sente ameaçado.
Esta é uma ave onívora, ou seja, pode se alimentar de diferentes tipos de insetos, carniça e até mesmo alguns tipos de vegetação. Ele é capaz de fazer sons semelhantes aos que poderiam fazer um falcão, geralmente vive em florestas e na Índia é a ave do estado Odisha.
Esta ave se estende até as regiões áridas no oeste dos Estados Unidos e habita em bosques, parques, e em áreas residenciais.
Habitat
O gaio-azul é um pássaro que se alimenta de sementes, pão, frutas, bolotas, o filhote de algumas aves, insetos como gafanhotos e vermes, carne, lagartas, entre outros.
Alimentação
O pigmento nas penas das aves é a melanina, que é marrom, a cor azul é causada pela dispersão da luz por células modificadas na superfície da tainha. O freio preto no rosto, pescoço e garganta varia muito e pode ajudar os gaios-azuis a se identificarem.
Curiosidades
– A cada ano a maioria migra de norte a sul no verão, reunindo-se para a viagem em grandes bandos de até 250 indivíduos. – Alguns exemplares, porém, permanecem no mesmo local durante o inverno, outros migram em anos alternados. A razão para esta irregularidade na migração não é conhecida.
Comportamento
O canto do gaio azul é muito parecido com a de outros tipos de pássaros, mas o mais importante é a vocalização que ele faz para alarmar seus companheiros de algum tipo de perigo. Além disso, ele é um som bem estridente e muito semelhante ao som que a gaivota pode fazer e, por sua vez, emite um som muito agudo que pode aumentar em volume quando o pássaro muda.
Canto