O abelharuco (Meropidae) é uma ave da família Meropidae conhecido como abelharuco-comum ou abelharuco-europeu.
Além disso, essa é uma ave rápida e feroz como um míssil quando se trata de garantir uma refeição.
E ele pode estar profundamente comprometido com os outros, estas são apenas algumas das características das 22 espécies de Abelharucos.
Apropriadamente chamado, essas aves destemidamente caçam abelhas (e outros insetos voadores) no ar com seu bico forte e curvado para baixo.
Dessa forma, batem a cabeça de suas presas em galhos e esfregam os seus ferrões em superfícies para remover e expulsar as toxinas dos seus alimentos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Origem
Os Abelharucos pertencem à Ordem dos Coraciiformes (ordem de aves de médio a grande porte com seis famílias oriundas sobretudo da África e da Europa).
As semelhanças incluem pequenos pés com uma fusão dos três dedos dos pés para a frente, plumagem de cores brilhantes e cavidade em bancos de terra ou árvores antigas.
Características do abelharuco
Os abelharucos são uma espécie de aves de pequeno a médio porte, ele possui um bico longo, comprimido lateralmente e um pouco curvado.
Alimentação do abelharuco
Os abelharucos são aves insetívoros e a sua dieta é composta principalmente de abelhas, porém eles também consomem outros insetos voadores, dependendo da época e disponibilidade de presas.
Reprodução do abelharuco
Habitat
Os abelharucos habitam savanas arborizadas, falésias arenosas, pastagens africanas e arbustos abertos, especialmente no Grande Vale do Rift, no Quênia, de 1.400 a 2.000 metros.
Além disso, eles evitam florestas pesadas e eles normalmente mudam de local durante os meses que antecedem a época de reprodução.
O local da colônia é de 4 a 7 quilômetros da área de forrageamento.
Canto do abelharuco
Além disso, o abelharuco é uma ave que possui uma chamada de contato bastante musical, que é usada com frequência.
Outras chamadas notadas desta ave incluem aquelas para saudação, apaziguamento, ameaça, alarme de predador, alimentação de corte e entrega de comida aos jovens. Algumas chamadas são descritas como um “rangido profundo”.
Preservação do abelharuco
Em Chipre, até 6.000 abelharucos europeus são abatidos anualmente, os apicultores também perseguem os pássaros por comerem suas abelhas.
No entanto, essas aves estão indo bem, com seu comportamento de reprodução cooperativa e ampla distribuição geográfica.
Os abelharucos parecem estar se segurando em todo o território, a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza classifica atualmente as espécies de Abelharuco como estável ou de pouco preocupante.
Fatos interessantes do abelharuco
- Eles são caracterizados por sua plumagem surpreendentemente colorida.
- Eles têm corpos esguios e penas da cauda central geralmente alongadas.
- O abelharuco de frente branca é amplamente distribuído na África Subsaariana. Tem partes superiores cor de azeitona, uma testa branca e queixo e uma garganta vermelha. Sua cauda é quadrada.
- O abelharuco de garganta branca, também encontrado na África, tem partes superiores verdes pálidas, uma cabeça listrada em preto e branco, garganta branca (daí o nome), faixa preta do peito superior, olhos vermelhos e uma nota preta.
- O bico do abelharuco é moderadamente longo, levemente curvado para baixo e pontiagudo.
- Eles são um grupo muito colorido de aves que consiste em cerca de 26 espécies diferentes (nota: algumas autoridades listam 24 e outras 26 subespécies).
- Os sexos geralmente são parecidos, embora em algumas espécies os machos tenham íris vermelhas enquanto as fêmeas são marrom-avermelhadas. Em outras espécies, as linhagens da cauda do macho são ligeiramente mais longas que as fêmeas.
- Abelharucos são criadores de colônias que normalmente se reproduzem em campo aberto em climas mais quentes.
Distribuição geográfica
Esta espécie de ave é encontrada em diversidade da família é a África, embora várias espécies também ocorram na Ásia.
Além disso, essas são espécies únicas encontradas tanto na Europa (o abelharuco-europeu), como também na Austrália (o abelharuco-do-arco-íris) e em Madagascar (o abelharuco-oliva, também encontrado na África continental).