Mergulhão-de-pescoço-preto (Podiceps nigricollis) é um dos cinco mergulhões que ocorrem na Europa, conhecido como cagarraz.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, em Portugal ocorre principalmente no Inverno, o estuário do Sado é o local mais importante para a invernada desta espécie.
Esta é uma pequena ave aquática da família dos mergulhões; extremamente ativo na busca de alimento, quando executa mergulhos sucessivos, sendo um excelente nadador.
Este mergulhador não é muito comum no nosso país e raramente produz bandos
maiores que uma centena de exemplares.
Ocorre quase exclusivamente como invernante, existindo um casal a nidificar no Alentejo, perto de Montemor-o-Novo.
Subespécies
Mergulhão-de-pescoço-preto são reconhecidas 3 subespécies:
– P. n. nigricollis: pode ser encontrado no Paleárctico;
– P. n. gurneyi: pode ser encontrado no África;
– P. n. californicus: pode ser encontrado no América do Norte;
Características do mergulhão-de-pescoço-preto
O mergulhão-de-pescoço-preto é um pequeno mergulhão com partes inferiores brancas e pretas da nuca até o dorso e cauda com penas esbranquiçadas nos flancos.
Tem as bochechas brancas e um olho vermelho bem característico e marcante, isso no
inverno.
Na Primavera muda a sua plumagem para tons mais claros, com o corpo em tons de castanho e o pescoço e a cabeça pretos, de onde sobressaem à vista belas e longas penas amarelas.
É muito ativo e devido ao seu pequeno tamanho pode ser difícil de encontrar em águas turbulentas de estuários, e idealmente sua localização será facilitada se for observada de um ponto mais alto que a linha d’água.
Reprodução do mergulhão-de-pescoço-preto
O mergulhão-de-pescoço-preto geralmente nidifica colonialmente em vegetação de pântano emergente e pouco espaçada, ou em tapetes densos de algas flutuantes, por vezes longe da costa.
Além disso, o ninho é uma plataforma flutuante de vegetação aquática fixa à vegetação emergente, como juncos.
Alimentação
Esta espécie se alimenta principalmente de crustáceos e também de insetos como besouros aquáticos, larvas de libélulas, moscas e moscas.
Habitat
O mergulhão-de-pescoço-preto passa o inverno em lagos salgados e águas rasas costeiras, bem como em ilhas próximas ao Golfo da Califórnia.
Esta ave migra frequentemente para esses lagos por causa da abundância de camarões que vivem lá, assim como os que também vivem nas moscas alcalinas encontradas nestas águas, este é um dos 5 mergulhadores encontrados na Europa.
Conservação
Esta espécie está listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de Quase Ameaçada.
Fotos do mergulhão-de-pescoço-preto
Distribuição do mergulhão-de-pescoço-preto
O mergulhão-de-pescoço-preto pode ser encontrado em grandes grupos durante a migração na América do Norte, em águas salgadas no Lago Salton, no Grande Lago salgado em Utah e no Lago Mono na Califórnia.