Pato-australiano (Chenonetta jubata) é a única espécie sobrevivente do gênero dos Chenonetta e pertence à família Anatidae.
Essa espécie recebeu esse nome por causa das penas eretas na parte de trás da cabeça do macho. Pertence à fauna da Austrália e ocorre em duas áreas de distribuição disjuntas .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Nenhuma subespécie é distinguida. A espécie é, portanto, considerada monotípica . Ela está intimamente relacionada com o extinto pato de Finsch ( Chenonetta finschi) relacionado.Na Austrália, o pato-australiano é uma ave de caça e é fortemente caçado
Características do pato-australiano
O pato-australiano é um pato de tamanho médio. Atinge um comprimento corporal de 44 a 51 centímetros e pesa cerca de 800 gramas. Na forma do corpo e na forma de comer, lembra um pequeno ganso.
Os machos têm a cabeça marrom e a plumagem do peito manchada de branco-preto a cinza-preto. Na parte de trás da cabeça, eles têm um tufo semelhante a uma juba que também podem levantar.
A plumagem do corpo é predominantemente cinza finamente desenhada, enquanto a plumagem do dorso, garupa, cauda e barriga são marrom-escuras. O bico é cinza escuro. As pernas e os pés são marrom-acinzentados. Os olhos são castanhos escuros.
O macho frequentemente muda para uma plumagem empoleirada que se assemelha à plumagem da fêmea durante o verão. É possível que a plumagem empoleirada seja vestida apenas pelos machos que tiveram filhos com sucesso.
A fêmea tem cabeça castanho-clara e plumagem castanho-acinzentada . Existem listras brancas sob e sobre os olhos. O peito é malhado semelhante ao do macho, embora a intensidade da cor seja um pouco mais suave. Há uma faixa marrom na parte inferior do corpo.
Reprodução do pato-australiano
Os pato-australiano formam pares de longo prazo que podem durar até a morte de um dos pássaros parceiros. Em pato-australiano observados durante um período de três anos, o menor tempo de união do casal foi de 16 meses.
Eles entram em relacionamentos de pares durante o primeiro ano de vida e também podem começar a incubação no primeiro ano de vida.
Os pares ficam juntos o ano todo e escolhem juntos o local de nidificação. Enquanto a fêmea está incubando, o macho fica por perto e geralmente acompanha a fêmea quando ela sai do ninho para se alimentar.
A ninhada consiste em oito a doze ovos de cor creme que são incubados por um período de 28 dias. Se a embreagem for destruída, eles são capazes de produzir uma segunda embreagem.
Os filhotes deixam a cavidade da ninhada logo após a eclosão, enquanto a ave progenitora os atrai com chamados.
Habitat do pato-australiano
Predominantemente, o pato-australiano é encontrado em pares ou pequenos grupos nas regiões leste e sudoeste em prados ou nas cabeceiras dos rios. Embora ela seja uma boa nadadora, ela passa menos tempo na água do que outros patos.
Alimentação do pato-australiano
O pato-australiano se alimenta de gramíneas , bem como sementes e ervas . Ele também pega insetos.
Fotos do pato-australiano
Distribuição geográfica do pato-australiano
A área de distribuição inclui a Austrália , incluindo a Tasmânia . O pato-australiano é geralmente considerado uma espécie muito difundida.
Habitats adequados, como aqueles criados após fortes chuvas em regiões mais secas da Austrália, são rapidamente colonizados por ele; em regiões que possuem permanentemente habitats adequados, por outro lado, é mais local.
Recuperações de pássaros anilhados mostram que muitos gansos-guará vagam em uma área relativamente pequena. No entanto, achados individuais também documentam migrações de mais de 3.000 quilômetros.
O pato-australiano está ausente no extremo norte da Austrália. A zona muito árida, que se estende do noroeste da Austrália por todo o continente, representa a lacuna na distribuição dessa espécie . Até agora, as observações sobre a Nova Zelândia foram limitadas à Ilha Sul.