Pato frisada (Anas strepera) é uma espécie de pato pertencente a família Anatidae, este é um dos patos menos coloridos da Europa, pois a plumagem é essencialmente cinzenta e preta.
Além disso, as fêmeas, mais acastanhadas, são parecidas com as fêmeas de pato-real.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Em Portugal, a frisada ocorre durante todo o ano, existe uma pequena população reprodutora, que é reforçada no inverno pela chegada de visitantes invernais de outros países europeus.
Características do pato frisada
A frisada é um pato com 45-56 cm de comprimento, os machos têm no dorso tons de castanho-canela e acinzentados.
As laterais são rendilhado acinzentado com uma barriga branca, as partes inferiores são pretas e a característica distintiva das espécies que machos e fêmeas compartilham é o espelho branco nas asas.
A fêmea se assemelha ao pato selvagem, com cabeça e bico menores, barriga branca, patas amarelas e bico laranja.
Alimentação
Pato frisada se alimenta fundamentalmente da parte vegetativa das plantas aquáticas, nadando com a cabeça debaixo de água.
Por vezes também se alimenta de ervas e cereais em terra e pode obter alimento parasitando outras espécies, como o galeirão, entre as espécies vegetais que fazem parte da sua dieta contam-se as espécies pertencentes aos gêneros Potamogeton, Carex, Scirpus, Juncus, etc.
Reprodução da pato frisada
A reprodução do pato frisada ocorre em maio e junho, do final de abril de 8 a 12 ovos são postos.
O ninho consistia em uma pequena depressão com ervas e folhas, de 20-30 cm de diâmetro, construída pela fêmea.
O período de incubação é de cerca de 24-26 dias, os filhotes nidificam e se alimentam sozinhos, o desenvolvimento dos filhotes até a plumagem leva entre 45 e 50 dias.
Habitat
O pato frisada habita em lagoas costeiras, pauis, charcas, barragens, açudes e estuários, sendo o ninho construído em vegetação densa ou ervas altas, perto da água.
Alimentação
O pato frisada se alimenta de vegetação subaquática, podendo roubar comida a galeirões e zarros.
Fotos do pato frisada
Distribuição geografica
Esta espécie pode ser encontrada na Eurásia, Norte da África e América Central e do Norte, a espécie é parcialmente migratória e ocorre na América do Norte e Central, Europa Ocidental, Norte e Nordeste da África, Oriente Médio e Sul da Ásia no inverno.