A garça-real-europeia (Ardea cinerea) é uma espécie de garça da família Ardeidae, conhecido como galangundo, garça-real ou garça-cinzenta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a garça-real-europeia é uma garça da Europa cuja aparência é a de uma ave com dorso cinza e faixa superciliar negra que se estende até as longas penas nucais.
Características da garça-real-europeia
A garça-real-europeia mede entre 90 e 98 centímetros, com uma envergadura de 185 centímetros e peso de 1,6 a 2 quilos.
Além disso, pode viver cerca de 25 anos, ele apresenta pernas altas, pescoço longo e bico longo e afilado.
Com relação ao juvenis apresentam cores mais claras, dorso cinzento acastanhado e ventre branco raiado de negro e não possuem penacho.
Reprodução da garça-real-europeia
Geralmente nidifica em colônias, em árvores, perto da água. Mas pode fazer o seu ninho à beira de falésias, em caniçais ou arbustos, excepcionalmente em casas, pontes, muros, etc. e até no chão.
Seu ninho é plano em forma de plataforma, é construído principalmente pelas fêmeas a partir de material trazido pelo macho e muitas vezes reutilizado em anos sucessivos.
A fêmea põe de 3 a 6 ovos bem claros, os ovos são cobertos alternadamente pelos dois pais por 25 a 28 dias.
Alimentação
A garça-real-europeia se alimenta principalmente de peixes, mas não despreza batráquios, répteis, pequenos mamíferos, insetos ou moluscos terrestres e aquáticos.
Habitat
Esta espécie de garça habita normalmente em extensões de água doce com pouca profundidade e também em costas marítimas, e muitas vezes partilha o habitat das cegonhas
Ela é é encontrada em rios, canais, valas, lagos, lagoas, pântanos, várzeas, campos de arroz, viveiros de peixes, áreas irrigadas e pastagens abertas, ou ao longo da costa, usando deltas, estuários e manguezais.
Fotos da garça-real-europeia
Canto da garça-real-europeia
A vocalização mais característica e comum da garça-real europeia é um frnk alto dado em vôo, mas também um vai, vai, vai em alarme, um oooo em agressão e uma versão mais borbulhante em exibição mútua, um rwo em anúncio, arre, pouso do ninho arre bei, estalo de bico como saudação e namoro durante a formação de pares.