Para criar canário raça espanhola precisa de alguns cuidados adequados com relação ao espaço, alimentação e acessórios.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar canário raça espanhola e tirar todas as suas duvidas.
Já as suas penas são curtas, bem aderidas ao corpo, e podem ser de cor sólida ou manchadas, mas tons avermelhados não são aceitos.
No Brasil o canário raça espanhola é julgado em 12 classes se baseando na cor de fundo e também na distribuição de melanina.
Como criar canário raça espanhola
Ambiente
O canário raça espanhola não precisa de muito espaço, mas também não pode ser abafado.
Além disso, o local deve contar com boa circulação de ar, desde que não haja correntes de vento.
Portanto, evite ainda manter os pássaros diretamente sob os raios solares e as gaiolas podem ser instaladas em um cômodo ocioso da propriedade ou residência.
Gaiolas
As gaiolas indicadas para criar canário raça espanhola são de arame galvanizado, eles são vendidos em lojas de produtos agrícolas e podem ser de diferentes modelos, mas no mínimo com as dimensões mínimas de 70 por 40 por 30 centímetros.
Para facilitar, escolha opções que forneçam suportes para bebedouros e comedouros.
Na hora da limpeza, ajuda se o piso tiver uma grade sobressalente em uma prateleira que, forrada com papel, sirva de prateleira para os excrementos dos pássaros.
Na época de postura, coloque uma caixa plástica com 15 centímetros de lado e um pano que possa ser usado como ninho.
Acessórios
O acessórios essenciais para criar canário raça espanhola são os bebedouros e dispensadores de ração que são indispensáveis.
O plástico é o material mais comum e estão disponíveis em diferentes formatos em revendedores especializados.
- Limpe-os diariamente para evitar que restos de comida e água suja se acumulem.
- Use uma bucha, esponja ou mesmo uma escova de dentes velha e água corrente.
Alimentação do canário raça espanhola
O principal alimento para o canário raça espanhola é o alimento entrosado especificamente balanceado.
Em relação à semente, se não houver alimento industrializado, eles podem substituí-la. Como complemento, forneça uma farinha com ovos secos e/ou folhas, exceto alface.
Couve, escarola, chicória, catalunha e outras hortaliças e frutas, como jiló e maçã, com a vantagem de poder produzi-las na propriedade, reduzindo o custo de criação do animal.
Reprodução do canário raça espanhola em gaiola
A reprodução do canário raça espanhola ocorre entre os 8 e 10 meses de idade, a maioria dos canários da raça espanhola registram junto dos criadores, embora atualmente existam exemplares que começam a reproduzir a partir dos seis meses de idade.
A criação está concentrada em quatro a cinco criações durante os meses do segundo semestre de cada ano, produzindo uma média de oito filhotes.
Há casais que reproduzem um total de dois canários, outros conseguem multiplicar até 14 espanhóis durante a época de acasalamento.