Início » Pássaros Silvestres » Tagarela de hall: espécies, características, alimentação, reprodução e canto

Tagarela de hall: espécies, características, alimentação, reprodução e canto

tagarela de hall

O tagarela de Hall ( Pomatostomus halli ) é uma espécie de ave da família Pomatostomidae mais comumente encontrada em cerrados secos de acácia nas regiões interiores do leste da Austrália.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

tagarela de Hall
tagarela de Hall

Além disso, a superficialmente semelhante ao tagarela de sobrancelha branca, esta espécie não foi reconhecida até a década de 1960, tornando-a uma descoberta comparativamente recente

O pássaro recebeu o nome do filantropo major Harold Wesley Hall, nascido na Austrália, que financiou uma série de expedições para coletar espécimes para o Museu Britânico, durante as quais os primeiros espécimes do tagarela de Halls foram coletados no sudoeste de Queensland em 1963.

Espécies

tagarela de Hall possui três outras espécies que são semelhantes em aparência:

– Tagarela-de-sobrancelha-branca ( Pomatostomus superciliosus );
– Tagarela-de-coroa-castanha ( Pomatostomus ruficeps );
– Tagarela-de-coroa-cinzenta ( Pomatostomus temporalis ).

Características do tagarela de Hall 

características do tagarela de hall
características do tagarela de hall

O tagarela de Hall é de tamanho médio (19cm-21cm) e pode ser identificado por suas grossas sobrancelhas brancas e um babador branco do queixo ao meio do peito, que é nitidamente delineado da parte inferior do peito marrom até a barriga.

As penas da cauda têm pontas brancas, a quantidade de branco diminuindo da pena mais externa para a mais interna, a maioria das aves não tem pontas brancas no par de penas do meio, esse padrão cria cantos brancos distintos na cauda em leque que são visíveis em vôo.

Os juvenis só podem ser distinguidos dos adultos por um curto período de tempo depois que os jovens emplumaram.

Durante este período, eles têm um bico mais curto, todo preto, mais curto e menos curvo e uma borda e palato rictal amarelo característico.

Reprodução do tagarela de Hall 

Durante a época de reprodução, os bandos podem ser observados diminuindo de grupos de 15 indivíduos para pares com um ou mais ajudantes.

Um par incuba os ovos durante todo o seu desenvolvimento, o ninho abobadado é construído de galhos e tem uma entrada lateral, geralmente com um túnel de entrada curto e indistinto.

Comumente encontrado nos galhos externos das acácias e nas forquilhas verticais das mulgas e casuarinas.

Sabe-se que os grupos constroem vários ninhos, embora apenas um seja usado para pôr ovos, os ninhos restantes servem de abrigo para a noite.

Alimentação

alimentacao do tagarela de hall
alimentacao do tagarela de hall

tagarela de Hall é um pássaro insetívoro e se alimenta principalmente de insetos, mas também é conhecido por consumir outros invertebrados.

Canto do tagarela de Hall 

As chamadas consistem em gargalhadas constantes enquanto forrageando e uma chamada de alarme que soa mais como um zumbido alto, muitas vezes levando os bandos a se retirarem para o abrigo das árvores.

Habitat

O tagarela de Hall habita em regiões semiáridas e áridas do leste da Austrália e prefere terras arbustivas dominadas por acácias altas, geralmente mulga.

Fotos do tagarela de Hall

tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall
tagarela de hall

Distribuição geografica 

Esta ave é encontrado no norte de Winton e Boulia, a oeste de McGregor e Gray Ranges, ao sul de Mootwingee e Brewarrina e a leste de Longreach-Idalia National Park – Cunnamulla.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.