O colhereiro-americano ( Platalea ajaja) é uma ave pelecaniforme da família Threskiornithidae, também conhecido como ajajá e colhereiro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave habita a América do Sul, o Caribe e a costa sudeste dos Estados Unidos, por vezes é classificado no género monotípico Ajaia.
Características do colhereiro-americano
O colhereiro-americano mede entre 68,5 e 86,5 centímetros de comprimento e pesa entre 1150 e 1400 gramas.
A coloração geral da plumagem é rosa, as asas e a região lombar são rosa intenso com algumas penas avermelhadas.
O pescoço, peito e parte superior das costas são rosa, mas com um tom mais claro, quase branco, as pernas são vermelhas com dedos ligeiramente mais escuros.
Os dedos são semi-palmed, e o bico cinza tem formato de colher e mede cerca de 20 centímetros. Sua extremidade é plana e arredondada.
Os adultos têm a cabeça cinza nua, não há diferença entre a plumagem do macho e da fêmea, os juvenis têm a plumagem da cabeça branca e o resto do corpo com penas de uma cor rosa mais clara que o indivíduo adulto.
Reprodução do colhereiro-americano
Os colhereiros nidificam em arbustos ou árvores, geralmente manguezais, e põem de dois a cinco ovos esbranquiçados com manchas marrons.
Os pássaros imaturos têm cabeças brancas com penas e a plumagem é rosa mais claro, o bico é amarelado ou rosa.
Alimentação
Para obter comida, a ave arrasta seu delicado bico em forma de colher de um lado para o outro da água, quando avista comida, como peixes, fecha o bico com um estalo.
Na época de reprodução, apresenta uma bela plumagem rosa: quanto mais crustáceos ingere, mais rosadas ficam essas penas, o que é um indicador da qualidade do ambiente em que vive.
Habitat
O colhereiro-americano habita ambientes aquáticos, como praias lamacentas e manguezais, e realiza migrações sazonais, o colhereiro é um animal gregário, ou seja, que vive em bandos.
Fotos do colhereiro-americano
Distribuição geografica
O colhereiro-americano habita na região neotropical, distribuindo-se do sul dos EUA à Argentina, ocorrendo também em áreas do Equador e Peru.