A pega azul ( Cyanopica cyana ) é uma espécie de ave da família Corvidae nativa da Península Ibérica e do Leste Asiático.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A pega azul e uma ave de 33-37 cm de comprimento é muito semelhante à pega no físico ,A área de distribuição da pega azul é dividida em duas subáreas disjuntas e distantes umas das outras .
A pega azul é muito sociável e se reproduz principalmente em colônias pequenas e soltas de 2 a 8 pares.
Característica da pega azul
A pega azul de 33-37 cm de comprimento é muito semelhante à pega no físico , mas as pernas e o bico são proporcionalmente ligeiramente mais curtos.
Tem uma barriga marrom-acinzentada a bege. O dorso é mais escuro até o marrom, a coloração acastanhada vai para o azul das asas em alguns lugares. O topo da cabeça é preto brilhante.
A coloração branca da garganta segue em uma estreita faixa lateral até a nuca. Os topos das asas e da cauda são azul-celeste, daí o seu nome. A ponta da cauda é de cor mais clara a branca.
O azul das asas e da cauda são as cores estruturais típicas dos corvídeos ; H. com a incidência certa de luz, pode parecer um azul celeste radiante, mas mais suave no mau tempo.
Reprodução da pega azul
O pega azul é muito sociável e se reproduz principalmente em colônias pequenas e soltas de 2 a 8 pares. Os ninhos são principalmente em árvores diferentes.
Como a pega, são feitos de mato e são consolidados com terra e forrados com musgo. Ao contrário do ninho da pega, eles não são fechados no topo.
A ninhada consiste em 6-8 ovos salpicados marrom-amarelados, que são incubados por cerca de 15 dias.
Habitat da pega azul
A pega-azul é uma ave típica das paisagens arbóreas abertas da Península Ibérica, ocorre frequentemente nos bosques abertos e perenes de sobreiro e outras espécies de carvalho ( ex . bem como florestas de pinheiros (por exemplo, pinheiros de Alepo ).
Ela prefere áreas menos fechadas de floresta e muito mais a paisagem cultural amplamente utilizada intercalada com pastagens ou plantações de frutas.
Atinge assim densidades de povoamento particularmente elevadas na Extremadura , na Andaluzia ocidental e no sul de Portugal .
No limite da sua distribuição, a pega-azul é menos exigente e também habita paisagens com amendoais e olivais .A propagação na parte europeia da distribuição é limitada pela falta de habitats adequados, mas também pela competição com a pega.
As duas espécies quase nunca são encontradas juntas na Península Ibérica.Na parte asiática da área de distribuição, a pega azul também se reproduz em jardins e parques.
Alimentação da pega azul
A pega-azul alimenta-se de insectos e outros pequenos invertebrados , bolotas e pinhões , mas também se alimenta de uma grande variedade de alimentos de origem vegetal (sementes, grãos, bagas, pequenos frutos) e animal ( ovos, filhotes e pequenos vertebrados , como camundongos e lagartos ).
Canto do pega-azul
A pega-azul é uma ave bastante vocal, cujo repertório de cantos é bastante variado e parece apresentar variações regionais em relação a alguns deles, embora ainda não existam estudos aprofundados sobre o assunto.
O grito mais comum emitido por essas aves é um chamado nasal curto que soa como um tom agudo, mas eles têm uma ampla gama de chamadas que vão desde cliques metálicos repetidos 2-3 vezes até os ásperos grasnidos típicos dos corvídeos .