O canto do pega-azul mais comum emitido por essas aves é um chamado nasal curto que soa como um assobio de tom agudo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Mas eles têm uma ampla gama de chamadas que vão desde cliques metálicos repetidos 2-3 vezes até os ásperos grasnidos típicos dos corvídeos .
A pega azul de 33-37 cm de comprimento é muito semelhante à pega no físico , mas as pernas e o bico são proporcionalmente ligeiramente mais curtos.
Tem uma barriga marrom-acinzentada a bege. O dorso é mais escuro até o marrom, a coloração acastanhada vai para o azul das asas em alguns lugares. O topo da cabeça é preto brilhante.
A coloração branca da garganta segue em uma estreita faixa lateral até a nuca. Os topos das asas e da cauda são azul-celeste, daí o seu nome. A ponta da cauda é de cor mais clara a branca.
O azul das asas e da cauda são as cores estruturais típicas dos corvídeos ; H. com a incidência certa de luz, pode parecer um azul celeste radiante, mas mais suave no mau tempo.
O pega azul é muito sociável e se reproduz principalmente em colônias pequenas e soltas de 2 a 8 pares. Os ninhos são principalmente em árvores diferentes.
Como a pega, são feitos de mato e são consolidados com terra e forrados com musgo. Ao contrário do ninho da pega, eles não são fechados no topo.
A ninhada consiste em 6-8 ovos salpicados marrom-amarelados, que são incubados por cerca de 15 dias.
Classificação científica da pega azul
A pega azul ( Cyanopica cyana ) é uma espécie de ave da família Corvidae nativa da Península Ibérica e do Leste Asiático.
Reino: Animalia,
Filo: Chordata,
Classe: Aves,
Ordem: Passeriformes,
Família: Corvidae,
Género: Cyanopica,
Espécie: C. cyanus,
Canto do pega-azul