Anambé-escamoso ( Ampelioides tschudii ) é uma espécie de ave passeriforme da família Cotingidae . É a única espécie do gênero Ampelioides .
Distribui-se na Serranía del Perijá (na fronteira Colômbia – Venezuela ), e localmente nos Andes desde a Venezuela ( Lara , sudeste de Táchira ) e norte da Colômbia ao sul até o noroeste da Bolívia ( La Paz , oeste de Beni ).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Espécies arbóreas. Inconspícuo e muitas vezes preguiçoso; É visto solitário ou aos pares com maior frequência quando acompanha bandos mistos.
Características do anambé-escamoso
O anambé-escamoso mede 19 cm de comprimento. É rechonchudo, com bico robusto e cauda curta. íris amarelas.
O macho tem cabeça preta, loruns esbranquiçados e banda que lembra um bigode, e um anel nucal amarelo pálido; verde-oliva brilhante acima, penas centradas em preto, dando-lhe uma aparência escamosa.
Além disso as asas na maior parte pretas, coberturas maiores verde-oliva formando uma faixa larga. garganta esbranquiçada; abaixo é amarelo, com as penas contornadas por uma larga azeitona dando-lhe um efeito ocelado.
A fêmea tem a cabeça verde-oliva, não preta, e as penas na parte inferior são amplamente escamadas de preto (portanto, ainda mais atraentes).
Habitat do anambé-escamoso
Distribui-se na Serranía del Perijá (na fronteira Colômbia – Venezuela ), e localmente nos Andes desde a Venezuela ( Lara , sudeste de Táchira ) e norte da Colômbia ao sul até o noroeste da Bolívia ( La Paz , oeste de Beni ).
também nas faixas costeiras do Equador , no oeste de Esmeraldas e Guayas ( Loma Alta ), no oeste do Equador; também, localmente a leste dos Andes na Colômbia ( Sierra de la Macarena ) e Peru (Cordilheira Azul ).
Esta espécie é considerada rara em seu habitat natural : a camada média e subdossel das florestas montanas de baixa altitude e contrafortes, principalmente entre 900 e 2000 m .
Alimentação do anambé-escamoso
O anambé-escamoso alimenta-se de insectos , também come frutos e foi observado a alimentar-se de caracóis arborícolas
Canto da anambé-escamoso
Emite um canto distinto, como uma ave de rapina, um alto, assobiado ” juiíííur “, diminuindo e diminuindo no final, repetido em intervalos de 3-6 segundos.